Cidadãos estão acessando mais o Portal da Transparência municipal

Cidadãos estão acessando mais o Portal da Transparência municipal

Governo Digital
15 fev 2023

A maior oferta de serviços municipais digitais trouxe novos hábitos para os brasileiros. Sem sair de casa, é possível consultar e pagar o IPTU, marcar consultas médicas, solicitar trocas de lâmpadas, legalizar imóveis, solicitar alvarás sanitários, abrir empresas, entre muitas outras opções, tudo pela Internet. Inclui, também, visitar o Portal da Transparência municipal, para acompanhar como o dinheiro público está sendo usado pela municipalidade. 

Esse interesse maior pelas informações municipais é comprovado por um levantamento realizado pela a IPM, empresa de tecnologia pioneira em cloud computing e SaaS para gestão pública. O levantamento foi realizado junto a 200 Municípios do RS, SC, PR, SP e MG, que usaram a tecnologia Atende.Net em 2021 e em 2022. Considerando todas as regiões juntas, o acesso ao portal da transparência municipal aumentou 46%, passando de 15,6 milhões em 2021 para 22,7 milhões em 2022. 

Olhando-se os Estados separadamente, o crescimento é de 58% nos acessos a informações públicas via portal da transparência municipal no Paraná. Na amostra de Santa Catarina, o aumento foi 46%, enquanto que, entre os avaliados no Rio Grande do Sul, foi de 29% (veja lista com mais dados abaixo).

Essa tendência de maior participação do cidadão também é percebida na esfera Federal. Por exemplo, o Portal da Transparência do Governo Federal registrou 20,6 milhões de acessos em janeiro de 2023, o que significa aumento de 20% em relação a dezembro de 2022 e de 31,30% na comparação com janeiro do ano passado. 

Tecnologia cloud computing Atende.Net da IPM faz publicação automática no Portal da Transparência municipal

Tecnologia Atende.Net IPM para gestão pública permite acesso 24h aos serviços municipais digitais, por computador, tablet ou celular com Internet. Foto: IPM.

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Software nativo web com plataforma única aumenta a transparência na gestão pública

Conforme o Mapa de Governo Digital 2022, a falta de um sistema único que contenha as informações de toda a administração municipal, permitindo o cruzamento instantâneo de dados entre as secretarias, é uma barreira para o uso extensivo dos serviços digitais pelos cidadãos no País. Pelo menos é o que apontam 53% dos participantes do estudo, que foi desenvolvido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) com 155 Municípios de todas as regiões brasileiras e com mais de 200 mil habitantes.

Além disso, no quesito transparência e o que dificulta a oferta de informações à sociedade, 18% dos participantes do Mapa de Governo Digital avaliam como ruim ou muito ruim as condições de integração de sistemas e abertura de dados. Por outro lado, o estudo mostra que a demanda por serviços municipais on-line praticamente dobrou no Brasil desde o início da pandemia, tendo crescimento de 94%.

Com base nisso, portanto, a solução está na implantação de uma solução moderna e única para gestão pública, que permita a oferta de serviços para autoatendimento on-line dos cidadãos. Um bom exemplo disso é o Atende.Net IPM, desenvolvido nativo web (sem emuladores) e com plataforma única de dados. Desde 2012, a IPM já disponibiliza esse software inovador ao mercado, permitindo que os Municípios tenham todas as informações da administração em base única, de maneira que rapidamente seja possível cruzar informações e gerar relatórios e/ou indicadores para uma gestão data-driven. 

“Tudo em tempo real, acessível 24h, em qualquer dia, por computador, tablet ou celular com Internet. Além disso, a tecnologia IPM permite a publicação das informações no Portal da Transparência municipal de forma automática”, explica a coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM, Kananda Mayer. “Além de um aumento da participação da sociedade quanto à fiscalização dos dados do Portal da Transparência, visível por meio do aumento no número de acessos, foi possível observar, por diversas vezes, os clientes que utilizam a nossa solução sendo premiados pelos altos índices de transparência”, completa.

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Abaixo, confira alguns dados de governo digital do levantamento realizado pela IPM, na comparação 2021 x 2022:

Rio Grande do Sul:

  • Acesso ao Autoatendimento: +33% 
  • Acesso via APP Atende.Net: +552%
  • Abertura de Processo Digital: +29%
  • Acesso ao Portal da Transparência: +29%

Santa Catarina:

  • Acesso ao Autoatendimento: +35%
  • Acesso via APP Atende.Net: +289%
  • Abertura de Processo Digital: +43%
  • Acesso ao Portal da Transparência: +46%

Paraná:

  • Acesso ao Autoatendimento: +46%
  • Acesso via APP Atende.Net: +214%
  • Abertura de Processo Digital: +22%
  • Acesso ao Portal da Transparência: +58%

“O Governo Digital tem por objetivo aumentar a eficiência e a transparência dos processos governamentais. Por meio das tecnologias digitais, é possível ampliar acesso à informação e aos serviços públicos. Ele é fundamental para as entidades públicas, pois permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de reduzir custos e melhorar a gestão dos recursos públicos”, salienta a coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM, Kananda Mayer.

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