O número de acessos a Portais da Transparência no primeiro bimestre de 2022 aumentou 21,57% em relação a 2021, conforme levantamento realizado pela IPM Sistemas, empresa especializada no desenvolvimento de softwares nativos WEB para gestão pública municipal. Os dados consideram as consultas feitas em municípios do RS, SC, PR, SP e MG.
No total, a IPM registrou 3,50 milhões de buscas de informação feitas pelos cidadãos nos dois primeiros meses de 2022. No mesmo período de 2021 foram 2,88 milhões. Os portais da transparência ganharam importância a partir da promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda no início dos anos 2000. O objetivo é que o poder público ofereça maior visibilidade para dados sobre receitas, despesas e investimentos. E a tecnologia aumenta a transparência da gestão.
“Cidades que possuem um sistema com cadastro único e 100% em nuvem conseguem fazer a atualização dos seus dados em tempo real, assim tudo que a Prefeitura compra fica disponível no Portal da Transparência. No momento em que uma nota é paga, o valor é atualizado para todos no sistema, facilitando o acesso para órgãos reguladores e cidadãos. Isso faz com que os municípios consigam ser mais transparentes”, destaca Juliano Carneiro, coordenador de Marketing da IPM Sistemas.
Além de prestarem contas ao cidadão, ao aperfeiçoarem a prestação de contas, os gestores cumprem determinações legais que podem impactar na obtenção de recursos federais e no atendimento aos Tribunais de Contas.
Levantamento é destaque na NSC – afiliada Globo em SC
Leia a matéria publicada pelo colunista Renato Igor no Portal NSC Total.

Assista à matéria veiculada no Programa Bom Dia SC, da NSC TV.

Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:
> Tecnologia de inteligência fiscal aumenta a arrecadação das Prefeituras
> Módulo Memorando simplifica a comunicação pública
> Índice Firjan: 88 clientes IPM são destacados
> E-book gratuito tem tudo sobre o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020
> Saiba como é um Governo Verdadeiramente Digital em e-book gratuito
> Gestão de Obras e Posturas: confira 7 benefícios do uso da tecnologia
Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube