Sistema IPM proporciona agilidade na prestação de contas no Paraná - IPM

Sistema IPM proporciona agilidade na prestação de contas no Paraná

Fiscal
26 fev 2016

Tecnologia em nuvem compatível com SIM-AM beneficia municípios clientes.

Municípios paranaenses clientes da IPM Sistemas, empresa especializada em soluções online para gestão pública, registram maior celeridade na entrega da prestação de contas via Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM), antecipando-se aos prazos legais estipulados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Para o processamento dos dados, entidades públicas como prefeituras e câmaras de vereadores contam os benefícios da consultoria técnica exclusiva fornecida pelo núcleo de prestação de contas da IPM e também com a compatibilidade da plataforma em nuvem Atende.Net.

No Paraná, as prefeituras dos municípios de Castro, Tibagi, Santa Helena, Pinhais e Farol conquistaram mais agilidade na prestação de contas utilizando o sistema da IPM. Facilidade e rapidez também foram registradas nas câmaras municipais de Campo Mourão, Moreira Sales, Mamborê, Marechal Cândido Rondon e Pinhais.

“Com operação intuitiva e tecnologia compatível com a plataforma on-line do TCE-PR, vários clientes do sistema web Atende.Net no Estado vem conseguindo prestar contas de maneira ágil e fácil. Contamos com profissionais capacitados que auxiliam os servidores públicos no processamento e na geração dos dados”, destaca Nielsen Fusinato, gerente de atendimento da IPM.

Os procedimentos de prestação de contas passam pela alimentação do sistema Atende.Net, pioneiro em cloud computing para gestão pública municipal no Brasil, que gera arquivos em conformidade com o padrão estabelecido pelo TCE-PR. Ao acessar o SIM-AM, o servidor público carrega os arquivos, transmitindo as informações. No ano passado, a IPM Sistemas promoveu junto aos servidores das prefeituras clientes treinamento para o aprimoramento do envio das informações de prestação de contas via sistema do TCE-PR. O curso foi idealizado para participação de técnicos e operadores do sistema web IPM de todo o Estado.

Sobre o SIM

Inspirado pela Lei Complementar 101, que entrou em vigor em 2000, o Sistema de Informações Municipais inaugurou uma nova fase na prestação de contas no Paraná, juntamente com a mudança para o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), em 2013. Além de evitar deslocamentos de servidores públicos até a capital Curitiba e reduzir os gastos dos municípios com serviços postais, o SIM padronizou procedimentos, agilizou e aprimorou a análise de dados.

O sistema segue o princípio da auditoria sem papel. Suas informações mostram, em detalhes, como as prefeituras, câmaras de vereadores e demais entidades de cada um dos 399 municípios paranaenses estão aplicando os recursos públicos. O sistema passou por adaptações e, atualmente, é constituído por vários módulos, entre eles o de Acompanhamento Mensal (AM).

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página