Paranaguá agiliza prestação de contas pelo SIM-AM - IPM

Paranaguá agiliza prestação de contas pelo SIM-AM

Fiscal
14 jul 2016

Município conseguiu otimizar o envio de informações nos últimos meses.

Manter a prestação de contas em dia é um dos principais desafios da gestão pública, principalmente se considerarmos o grande volume de informações que deve ser analisado e cruzado pelo setor de contabilidade dos municípios.

Em Paranaguá, localizada no litoral do Estado do Paraná, estas rotinas já foram otimizadas. A cidade – que possui mais de 140 mil habitantes – agora conta com o auxílio do Atende.Net, desenvolvido pela IPM. O sistema contribui para o envio de dados contábeis mais consistentes, além de agilizar a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas.

O TCE/PR faz a análise das informações por meio do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal, também conhecido como SIM-AM. O Sistema auxilia o Tribunal na auditoria dos dados, e também os municípios, no controle interno de suas contas.

De acordo com Alessandra Machado, contadora do município de Paranaguá, muitas rotinas eram feitas manualmente, já que os sistemas utilizados pela Prefeitura, até então, não eram integrados. Alessandra afirma que agora, com a integração dos sistemas, o envio das informações foi agilizado. “Estávamos com a prestação de contas bastante atrasada. Conseguimos agilizar bastante e estamos muito otimistas para os próximos meses”, relata.

Conforme o consultor contábil da IPM Sistemas, Marciel Dover Schmidt, antes do sistema implantado pela IPM, a falta de integração dos processos comprometia a rotina da Prefeitura. “Essa segmentação dificultava o trabalho, pois eles perdiam muito tempo para integrar os dados”, esclarece. Segundo o consultor, os bons resultados alcançados por Paranaguá estão relacionados ao sistema, e também ao comprometimento dos servidores do município.

O Atende.Net, que conta com a tecnologia cloud computing, possibilita mais rapidez e transparência no acesso e envio das informações. O sistema oferece, entre outras funcionalidades, o cadastro único, a mobilidade, a segurança dos dados e a significativa redução de custos.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página