Mamborê conclui envio de contas do SIM-AM até abril de 2015 ao TCE-PR. - IPM

Mamborê conclui envio de contas do SIM-AM até abril de 2015 ao TCE-PR.

Fiscal
29 maio 2015

O município de Mamborê, de cerca de 14 mil habitantes, ultrapassou as dificuldades enfrentadas por diversas prefeituras do Paraná, na adaptação às novas regras da contabilidade pública, e concluiu a entrega da prestação de contas do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) até abril de 2015 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). A entrega foi realizada em meados de maio, evidenciando o cumprimento das obrigações com rara antecedência em relação ao quadro geral no Estado.

No final do primeiro trimestre de 2015, o TCE-PR divulgava que apenas 52% das 1.253 entidades públicas do Estado haviam efetuado a entrega de todos os dados do SIM-AM referentes ao exercício de 2014. O atraso se deve em parte à adaptação das cidades às novas regras da contabilidade a partir do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, que o TCE-PR foi o primeiro Estado brasileiro a implantar, em 2014. As mudanças geraram dificuldades para prefeituras, câmaras, previdências e fundos, assim como desafios ao TCE-PR em relação ao novo sistema. Os prazos de entrega chegaram a ser prorrogados, conforme explica o diretor-presidente da IPM Informática, Aldo Luiz Mees.

“A antecipação na entrega dos dados do SIM-AM em Mamborê configura um novo patamar entre os indicadores da eficiência administrativa dos municípios. O excelente resultado é fruto da dedicação dos servidores municipais e da equipe técnica IPM, pautados pela busca constante da melhoria na administração pública”, avalia Mees.

A empresa especializada em softwares para a gestão pública é a contratada e responsável pelo sistema de Mamborê, atendendo ainda a dezenas de municípios no Sul do país. Entre eles, estão alguns dos primeiros municípios acima de 50 mil habitantes a abrirem o exercício 2015 do SIM-AM, caso de Pinhais e Campo Mourão.

Além da prestação de contas, o município também se destacado na operação de envio de dados para o sistema e-SUS, que também vem representando um desafio a muitos gestores públicos.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página