Indaial e Rio do Sul incentivam empreendedorismo e lideram ranking nacional do Sebrae

Indaial e Rio do Sul incentivam empreendedorismo e lideram ranking nacional do Sebrae

Fiscal
18 jan 2022

Incentivadoras do empreendedorismo local, Indaial (SC) e Rio do Sul (SC) figuram no topo do ranking nacional de Atendimentos do projeto Salas do Empreendedor do Sebrae em 2021. Os municípios ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, tanto no ranking estadual quanto em âmbito nacional. Essas conquistas são fruto de um trabalho intenso das duas Prefeituras para desburocratizar e simplificar a vida dos empreendedores locais, contando, para isso, com o software de gestão pública 100% em nuvem da IPM Sistemas.

Inclusive, o Top 10 estadual do Sebrae destaca mais dois clientes IPM: Videira – 7º lugar e Pinhalzinho – 9º colocado. Ao todo, as Salas do Empreendedor registraram mais de 115 mil atendimentos em Santa Catarina ao longo do ano passado. Juntos, os 4 clientes IPM em destaque somaram 39.392 atendimentos. 

Clientes IPM no Top 10 – Atendimentos Nacional 2021:

  • 1º lugar: Indaial – 14.873 atendimentos
  • 2º lugar: Rio do Sul – 14.451 atendimentos

Clientes IPM no Top 10 – Atendimentos Santa Catarina 2021:

  • 1º lugar: Indaial – 14.873 atendimentos
  • 2º lugar: Rio do Sul – 14.451 atendimentos
  • 7º lugar: Videira – 6.338 atendimentos
  • 9º lugar: Pinhalzinho – 3.730 atendimentos

Tecnologia é forte aliada do desenvolvimento econômico municipal

Com uso de tecnologia de última geração, as Prefeituras conseguem não só modernizar como desburocratizar a gestão pública municipal. Isso ocorre em todos os âmbitos da administração, sendo possível, por exemplo, fomentar a economia local com implantação de processos digitais que facilitem e acelerem a abertura de empresas. 

O sistema de gestão pública da IPM automatiza rotinas como análise de viabilidade, além de oferecer autoatendimento pela Internet. Isso torna possível que um empreendedor, ou contador, faça a abertura de uma empresa, incluindo as solicitações de todas as licenças e a entrega dos documentos necessários, de forma totalmente on-line. E tudo em poucos minutos, sem uso de papel, direto de casa ou do escritório, usando computador ou celular.

“A tecnologia IPM tem nos auxiliado na desburocratização, trazendo agilidade para a abertura de empresas, a prestação de serviços e a manutenção de demais atividades necessárias para quem busca empreender ou quer ampliar sua empresa”, diz o prefeito de Indaial, André Moser.

Ainda, ele destaca a importância de se estimular o empreendedorismo de forma permanente no município. “É assim que estamos avançando. Desburocratizando serviços, implantando tecnologias e incentivando os empreendedores na abertura dos negócios e no crescimento das empresas”, completa Moser.

O mesmo pensamento é seguido em Rio no Sul, que também usa o sistema IPM para qualificar e agilizar a gestão municipal. 

“Hoje, segundo o Mapa de Empresas publicado pelo Governo Federal em janeiro, conseguimos realizar a abertura de uma empresa em, no máximo, 12 horas, período que é muito inferior ao visto na maior parte do País, que pode chegar em algumas cidades a 132 dias. Isso é possível graças ao nosso investimento em um software único, moderno, que possibilita maior agilidade e celeridade nos nossos processos”, diz o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Paulo Fiamoncini.

Conforme ele, um dos motivos para isso ocorrer é o uso do sistema integrado IPM, que reúne todas as informações da gestão do município. “O empresário vai até a Casa do Empreendedor e sai de lá com todas as respostas. Tudo está em um só lugar, o que facilita a vida do empreendedor que não precisa passar por diversos locais, o que ocorria antes e representava um desperdício de tempo”, enfatiza Fiamoncini.

Salas do Empreendedor dão orientação para quem deseja empreender

Os dados do ranking nacional de Atendimentos do Sebrae refletem gestões públicas inovadoras, que incentivam o empreendedorismo e facilitam a abertura de empresas. Ao aderirem ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae, os Municípios recebem apoio para elaborarem um plano de desenvolvimento econômico com soluções que considerem as vocações de cada território conforme as características e dinâmicas regionais.

Então são montadas as Salas do Empreendedor, que são os locais de atendimento criados pelas Prefeituras e o Sebrae para facilitar os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, assim como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Nesses espaços, o Sebrae oferece gratuitamente informações e orientações sobre:

  • Planejamento de um novo negócio
  • Formalização para MEI
  • Alteração, declaração anual, impressão de boleto e baixa para MEI
  • Gerenciamento de empresa
  • Como vender para órgãos públicos
> Vídeo: confira depoimento da contadora Janete Caldas

Leia também:

> Índice Firjan destaca 88 clientes IPM com boa ou excelente gestão fiscal

> Tecnologia IPM agiliza o processo de abertura de empresas

> Pinhalzinho (SC) lidera Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças

> Cascavel (PR) vira modelo para abertura de empresas 

> Santa Rosa (RS) implementa processos digitais e facilita a abertura de empresas

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página