Computação em nuvem melhora contabilidade de prefeituras brasileiras - IPM

Computação em nuvem melhora contabilidade de prefeituras brasileiras

Contabilidade
02 out 2017

Plataforma agiliza solicitação de serviços e dá mais transparência à prestação de contas

Está mais fácil emitir alvarás, certidões e guias para o recolhimento de tributos em várias cidades brasileiras. Por meio de uma plataforma online baseada na computação em nuvem, as empresas já podem acompanhar em tempo real o andamento dos processos e economizar tempo com a burocracia. O novo recurso Gerenciamento de Empresas faz parte do Portal de Autoatendimento, um conjunto de aplicações desenvolvidas para melhorar os processos de gestão nos órgãos públicos.

A aplicação transforma a rotina dos escritórios de contabilidade, já que os serviços oferecidos pela prefeitura podem ser solicitados via internet. Também é possível acompanhar a situação atual das empresas que prestam serviço na cidade e abrir processos de emissão ou renovação de alvarás, solicitação de certidões negativas e guias para o recolhimento de impostos e taxas municipais a partir de qualquer dispositivo conectado à rede.

De acordo com o coordenador do núcleo tributário da IPM Sistemas, Ivo Souza, as prefeituras de Biguaçu e Palhoça, na Grande Florianópolis, já estão usando a nova funcionalidade. “Nessas cidades, os próprios escritórios de contabilidade estão mais autônomos”, diz.

Marcos Cardoso Canto, diretor da Base Contabilidade,  aponta a mudança no ritmo de trabalho como um dos principais pontos positivos do recurso.  “O maior ganho está na agilidade com que o escritório consegue gerenciar as empresas. A emissão ou renovação de um alvará, que podia demorar dias, agora é feita praticamente na hora”, diz.

Desenvolvido pela especialista em softwares para a gestão pública baseados na computação em nuvem (cloud computing) IPM Sistemas, o Portal de Autoatendimento é integrado ao site das prefeituras e pode ser acessado pelo mesmo endereço do portal da cidade. Os serviços, centralizados, dão mais comodidade aos contribuintes ao evitar deslocamentos desnecessários à sede administrativa municipal.

Dialetto – assessoria de imprensa
(48) 4009-3223
assessoria@dialetto.com.br

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página