Para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, incluindo indicadores de educação, saúde e habitação, é preciso que as cidades contem com uma gestão pública eficiente. E isso é possível com uso de tecnologia de última geração, que permita aos gestores tomarem decisões baseadas em dados atualizados em tempo real, fazendo uso inteligente dos recursos. Como fazem Pomerode (SC) e Timbó (SC), por exemplo, que acabam de conquistar destaque nacional com gestão para desenvolvimento social.
Essas duas cidades juntamente com outras 42 que utilizam a tecnologia cloud computing IPM Atende.Net para gestão pública se destacaram no eixo Indicadores Sociais do Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022. O levantamento feito pela Austin Rating e a Revista IstoÉ (Editora Três) analisou 5.565 municípios brasileiros.
Para a elaboração dos rankings do eixo Social foram avaliados 7 indicadores: Qualidade de Vida, Educação, Saúde, Habitação, Responsabilidade Social, Atenção ao Jovem e Desenvolvimento Humano. O Top 50 Geral Consolidado – com todas as cidades do Brasil juntas independentemente do porte (veja mais abaixo) – destaca 7 clientes IPM. Porém, olhando-se as sete subcategorias, são citados 44 ao todo, inclusive, a maioria deles é destaque em mais de um ranking.
Por exemplo, Pomerode (SC) conquistou o 1º lugar Geral Consolidado no eixo Educação (entre todas as cidades de todos os portes) e 1º lugar pequeno porte do mesmo subgrupo; além de 4º lugar pequeno porte e 29º lugar no ranking Geral Consolidado do eixo Social.
Já Timbó (SC) obteve 1º lugar Geral Consolidado pequeno porte e 4º lugar Geral Consolidado Brasil do eixo Indicadores Sociais (entre todas as cidades de todos os portes); 3º lugar pequeno porte e 6º lugar Geral Consolidado no eixo Educação (também entre todas as cidades); e 46º lugar pequeno porte em Habitação.
Abaixo, confira os rankings do eixo desenvolvimento social:
Clientes IPM no TOP 50 dos Indicadores de Desenvolvimento Social – Ranking Consolidado
Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)
- 4º Timbó (SC)
- 12º Brusque (SC)
- 13º São Bento do Sul (SC)
- 16º Bento Gonçalves (RS)
- 29º Pomerode (SC)
- 42º Panambi (RS)
- 46º Marechal Cândido Rondon (PR)
Grande Porte
Médio Porte
- 6º Brusque (SC)
- 7º São Bento do Sul (SC)
- 8º Bento Gonçalves (RS)
- 19º Marechal Cândido Rondon (PR)
- 24º Indaial (SC)
- 33º Concórdia (SC)
- 49º Pinhais (PR)
Pequeno Porte
- 1º Timbó (SC)
- 4º Pomerode (SC)
- 5º Panambi (RS)
- 20º Rio Negrinho (SC)
- 23º Itapiranga (SC)
- 32º Dois Irmãos (RS)
- 36º Rio Negro (PR)
Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Qualidade de Vida
Médio Porte
- 9º Guarapuava (PR)
- 32º Araucária (PR)
- 34º Palhoça (SC)
- 40º Paranaguá (PR)
- 48º Brusque (SC)
Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Educação
Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)
- 1º Pomerode (SC)
- 6º Timbó (SC)
- 16º São Bento do Sul (SC)
- 17º Bento Gonçalves (RS)
- 18º Brusque (SC)
- 20º Indaial (SC)
- 26º Horizontina (RS)
- 27º Rio do Sul (SC)
- 40º Itapiranga (SC)
- 46º Panambi (RS)
Grande Porte
- 25º Cascavel (PR)
- 47º Novo Hamburgo (RS)
Médio Porte
- 4º São Bento do Sul (SC)
- 5º Bento Gonçalves (RS)
- 6º Brusque (SC)
- 7º Indaial (SC)
- 9º Rio do Sul (SC)
- 16º Pinhais (PR)
- 19º Concórdia (SC)
- 22º Videira (SC)
- 24º Santa Rosa (RS)
- 31º Marechal Cândido Rondon (PR)
- 40º Arapongas (PR)
Pequeno Porte
- 1º Pomerode (SC)
- 3º Timbó (SC)
- 12º Horizontina (RS)
- 21º Itapiranga (SC)
- 24º Panambi (RS)
- 27º Entre Rios do Oeste (PR)
- 41º Corupá (SC)
- 42º Dois Irmãos (RS)
- 46º Guaramirim (SC)
- 50º Ouro (SC)
Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Saúde
Grande Porte
Médio Porte
- 26º Guarapuava (PR)
- 44º Marechal Cândido Rondon (PR)
- 48º Bento Gonçalves (RS)
Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Habitação
Médio Porte
- 7º Palhoça (SC)
- 24º Pouso Alegre (MG)
- 36º Brusque (SC)
- 39º Guarapuava (PR)
- 46º Bento Gonçalves (RS)
Pequeno Porte
- 16º Panambi (RS)
- 19º Osório (RS)
- 23º Guaramirim (SC)
- 46º Timbó (SC)
Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Responsabilidade social
Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)
- 30º Maripá (PR)
- 39º Serra Alta (SC)
Grande Porte
Médio Porte
- 24º Bento Gonçalves (RS)
- 48º Brusque (SC)
Pequeno Porte
- 30º Maripá (PR)
- 39º Serra Alta (SC)
Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Atenção ao Jovem
Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)
- 16º Ouro (SC)
- 20º Presidente Getúlio (SC)
- 28º Witmarsum (SC)
- 41º Mercedes (PR)
Grande Porte
- 13º Sumaré (SP)
- 48º Novo Hamburgo (RS)
Médio Porte
Pequeno Porte
- 16º Ouro (SC)
- 20º Presidente Getúlio (SC)
- 28º Witmarsum (SC)
- 41º Mercedes (PR)
Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Desenvolvimento Humano
Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)
- 7º Serra Alta (SC)
- 11º Zortéa (SC)
- 12º Treze Tílias (SC)
- 23º Rio do Sul (SC)
- 38º Corupá (SC)
- 46º Pinhalzinho (SC)
Grande Porte
Médio Porte
- 4º Rio do Sul (SC)
- 13º Concórdia (SC)
- 27º São Bento do Sul (SC)
- 33º Brusque (SC)
- 42º Indaial (SC)
Pequeno Porte
- 6º Serra Alta (SC)
- 9º Zortéa (SC)
- 10º Treze Tílias (SC)
- 25º Pinhalzinho (SC)
- 28º Iporã do Oeste (SC)
- 40º Seara (SC)
- 47º Presidente Nereu (SC)
- 50º Ouro (SC)

Tecnologia inovadora Atende.Net IPM nativa web (sem emuladores) permite uma gestão pública mais econômica, eficiente e transparente.
Melhor gestão de recursos qualifica atendimento à sociedade
Essa avaliação de indicadores sociais realizada dentro do mapeamento das Melhores Cidades do Brasil 2022 comprova que o uso de tecnologia moderna aliada a boas práticas de gestão permite ampliar a qualidade de vida das pessoas. Todas as cidades destacadas nos rankings acima são prova disso.
As Prefeituras que utilizam a tecnologia de última geração para gestão pública nativa web de cadastro único de dados IPM conseguem reduzir seus gastos ao mesmo tempo em que aumentam a transparência, a eficiência e a arrecadação.
Isso é possível porque elas contam com o inovador software Atende.Net IPM, que trabalha com processos digitais, fluxos automatizados, atualização de dados e geração de relatórios em tempo real, assinatura virtual de documentos, entre muitas outras facilidades. Tudo isso com disponibilidade de acesso 24h por dia, sem a necessidade de usar papel/impressões e os consequentes gastos de tempo e de dinheiro que isso exigiria.
“Essa alta disponibilidade de informações garante maior controle e tomada de decisão baseada em dados reais, com indicadores apurados em tempo real. Tudo isso permite aos gestores fazer aplicação inteligente dos recursos, e com transparência, transformando os tributos municipais em qualidade de vida”, explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM.
Ou seja, uma gestão mais eficiente, econômica e inteligente resulta em mais agilidade e melhor atendimento aos cidadãos, bem como em mais recursos para investir em habitação, saúde, assistência social, educação, lazer, esporte, mobilidade e segurança, como ocorre nas smart cities.
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