Terra Roxa ganha agilidade com processos digitais e prontuário eletrônico

Terra Roxa (PR) comemora agilidade com processos digitais e prontuário médico eletrônico

Cases
30 set 2021

A Prefeitura de Terra Roxa (PR), município do Oeste Paranaense com 17,5 mil habitantes, comemora as facilidades e agilidade na gestão pública com uso da tecnologia 100% em nuvem da IPM Sistemas. Entre as vantagens destacadas pela equipe administrativa, estão economia, agilidade com uso de processos digitais, qualidade das informações com relatórios e uso de prontuário médico eletrônico na gestão em saúde.

“A IPM está conosco desde 1998. A partir de 2017, passamos para o sistema WEB, então melhorou muito devido à praticidade do sistema, ao manuseio, às opções que tem”, salienta Regiane Piva, diretora de RH.

A assessora de gestão estratégica da Prefeitura, Maria Janete Teixeira, também viu sua rotina mudar, e para muito melhor:

“Hoje é muito mais fácil para mim, que trabalho com o sistema. Toda a nossa administração consegue acompanhar, através dos processos digitais, onde se encontra um processo, quando ele vai para próxima etapa, quando foi concluído, onde está arquivado”, comemora Maria Janete. 

Além da facilidade para tramitar e localizar processos, a tecnologia 100% em nuvem desenvolvida pela IPM Sistemas para gestão pública garante economia.

“Com a questão do processo digital, foi possível também economizar material de expediente, economizar papel, assim como agilizar o serviço. A comunicação é feita dentro do sistema, de maneira muito mais ágil do que o convencional”, enfatiza o diretor do Departamento de Saúde, Cleiton Barreto.

> Vídeo: depoimentos da equipe da Prefeitura de Terra Roxa (PR)

Decisões baseadas em dados, com relatórios completos emitidos de qualquer lugar

A principal facilidade oferecida pela gestão em nuvem é a mobilidade, afinal, os dados podem ser acessados em qualquer lugar e horário, a partir de um dispositivo com Internet. Essa vantagem agiliza a tomada de decisão em uma Prefeitura, devido ao rápido acesso às informações.

Conforme Aroldo de Lima, fiscal de Tributação da Prefeitura de Terra Roxa, houve um grande ganho de agilidade em seu setor. 

“Hoje em dia, a gente consegue fazer um acompanhamento dos impostos que entram, como ISS e IPTU, diariamente. Se você quiser tirar um relatório diário, é bem fácil e simples. Dá para ver mais detalhes do IPTU, como quantos pagaram à vista, quantos parcelaram e quantos estão em dívida ativa, com bastante facilidade”, comemora. 

O acesso aos dados por meio de relatórios emitidos digitalmente, em poucos cliques, também é destacada pela diretora de RH. “Há várias opções para fazer um relatório. Por exemplo, se quer por sexo masculino, feminino, grau de escolaridade, por endereço, número de telefone”, exemplifica Regiane Piva. 

A mesma facilidade é relatada pela assessora de gestão estratégica, Maria Janete Teixeira. Ela conta que a rotina de controle de licitações ficou muito mais simples e rápida.

“A gente tem facilidade para ter, em mãos, em qualquer momento, tudo que a gente precisa. Eu tiro relatórios diários e semanais para acompanhar os vencimentos das minhas licitações e das obras, para estar aditivando os prazos. Então é uma coisa que não tem comparação com o que nós tínhamos antigamente”, salienta Maria Janete. 

> Vídeo: 5 vantagens da Computação em Nuvem na gestão pública

Atendimento em Saúde ganhou eficiência com o Prontuário Eletrônico

A qualidade do atendimento à população terra-roxense na área da saúde também melhorou com a tecnologia IPM. Da mesma forma, o trabalho das equipes ficou mais fácil e ágil, como explica o diretor do Departamento de Saúde, Cleiton Barreto.

“Agora temos aqui o Prontuário Atendimento Municipal, para atender as intercorrências, aquilo que não é planejado e está fora da rotina da saúde do paciente. Então, com esse prontuário eletrônico, é possível que, em um atendimento ou intercorrência de urgência e emergência, o médico do plantão tenha toda a informação a respeito do paciente, do que ele já vinha tratando na unidade de saúde”, salienta Barreto.

Conforme Barreto, as informações dos pacientes agora estão acessíveis a todas as unidades de saúde de forma on-line, o que está possibilitando um melhor atendimento.

“O prontuário eletrônico veio para melhorar também o controle e o planejamento baseados justamente nessas informações que o sistema nos possibilita. Esse registro de dados, e os relatórios que temos tão de pronto, ajudam a gente a ser mais célere, mais eficiente e, consequentemente, gera economia e satisfação total para a população e o município”, comemora Barreto. 

 

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