Pouso Alegre tem destaque após modernização digital da gestão pública

Pouso Alegre (MG) coleciona destaques após modernização digital da gestão pública

Cases
25 maio 2022

A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) é um grande exemplo de modernização digital, colecionando diversos destaques estaduais e nacionais após a implantação, em 2018, da tecnologia para gestão pública nativa web Atende.Net, da IPM Sistemas.

Conforme o secretário de Administração e Finanças de Pouso Alegre, Júlio César da Silva Tavares, a tecnologia foi uma aliada fundamental para a conquista da qualificação da gestão pouso-alegrense, garantindo agilidade, transparência e economia.

“A tecnologia foi a nossa grande aliada. O que a IPM trouxe, a atuação em nuvem, com um sistema moderno e com capacidade de evoluir, tornou Pouso Alegre destaque entre as 100 melhores cidades do Brasil em gestão fiscal, destaque no Estado em avaliação realizada pelo Instituto Aquilas junto com a TV Bandeirantes, assim como destaque em Minas Gerais em levantamento do Conselho Federal de Administração”, destaca o secretário Júlio César. 

Confira premiações recentemente conquistadas pela gestão pública municipal de Pouso Alegre (MG):

156 serviços disponíveis para autoatendimento dos munícipes

Com a modernização digital da gestão pública, a Prefeitura já disponibiliza 156 serviços para autoatendimento dos cidadãos, incluindo emissão de guias de IPTU, ITBI, Certidão Negativa de Débito (CND) e ISS/Alvará, cadastro empresarial, Habite-se, Alvará de obra nova, acesso à informação, envio de propostas de licitações, transporte de pacientes, etc.

E o uso tem sido massivo, somando mais de 2,560 milhões de consultas e autoatendimentos em 2021. Como exemplo dos serviços acessados virtualmente, pode-se citar os mais de 98 mil acessos relativos a Certidões Negativas de Débitos (CND) e outros 59 mil relacionados a guias de ISS/Alvará. 

Esse montante de 2021 resulta em uma média mensal superior a 213 mil autoatendimentos – sendo que a população é de 154 mil habitantes. Essa facilidade de acesso aos serviços pela Internet, direto de casa ou escritório sem filas ou deslocamentos, veio para ficar. Tanto que, neste 1º quadrimestre de 2022, foram realizadas 840.540 consultas e autoatendimentos, volume 10% maior do que o realizado no mesmo período de 2021.

Pouso Alegre foi pioneira ao liberar pagamento de todas as guias por Pix

Além de contar com informações atualizadas em tempo real, que podem ser acessadas de qualquer dispositivo com Internet e que garantem uma gestão ágil baseada em dados, Pouso Alegre comemora a facilitação da vida dos cidadãos. Como exemplo disso, o secretário Júlio César da Silva Tavares cita a implantação da modalidade de pagamento Pix para recebimento dos tributos públicos municipais.

“A IPM foi uma grande parceira, juntamente com o Banco do Brasil, para que a gente pudesse implementar o Pix em todas as guias. Pouso Alegre foi pioneira no Brasil ao ter todas as guias que arrecada no município com possibilidade de pagamento via Pix”, comemora Júlio César. “Isso trouxe facilidade à população e à administração. A população é atendida em meio eletrônico, e isso facilita a vida deles, e melhora a gestão do serviço público”, completa o secretário.

> Vídeo: confira depoimento do secretário de Administração e Finanças de Pouso Alegre, Júlio César da Silva

Tecnologia dispensa uso de papel e qualifica a gestão como um todo

O gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas, Sedi Zanella, explica que o sistema Atende.Net é nativo web sem emuladores e possui plataforma de cadastro único de dados, que pode ser acessada por todos os departamentos, 24h por dia, a partir de computador, tablet ou celular com Internet, o que simplifica e agiliza os processos administrativos.

“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net, assim como Pouso Alegre (MG), não precisam usar papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, em um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica Zanella.

Então, além de gerar economia e transparência, promover modernização digital da gestão pública com a tecnologia IPM reduz a burocracia e oferece facilidades tanto para os Servidores municipais quanto para a sociedade, resultando em uma administração moderna e com foco nos cidadãos. 

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