Pinhais é destaque na prestação de contas junto ao TCE/PR - IPM

Pinhais é destaque na prestação de contas junto ao TCE/PR

Cases
28 jun 2016

A administração do município de Pinhais presta contas ao Tribunal de Contas antes do prazo.

A transparência e agilidade na prestação de contas públicas deve ser uma das prioridades da gestão. Mais que uma exigência da população em geral, é ferramenta de análise de diferentes órgãos – como o Ministério Público Federal e os Tribunais dos estados.

No Estado do Paraná, o TCE faz a análise das informações por meio do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal, também conhecido como o SIM-AM. O Sistema foi desenvolvido para auxiliar o Tribunal na auditoria dos dados, e também os municípios, no controle interno de suas contas. Nele, são apresentadas informações relacionadas a patrimônios, dados orçamentários, contábeis e financeiros, entre outros.

Os municípios que são clientes IPM Sistemas vem se destacando em transparência e prestação de contas. A Prefeitura de Pinhais é um destes bons exemplos. A cidade (que possui mais de 100 mil habitantes) protocolou suas prestações de contas antes do prazo.

Para o secretário de finanças de Pinhais, Francisco Xavier de Oliveira, a prestação de contas agilizada detecta eventuais falhas administrativas, e possibilita que sejam corrigidas rapidamente. “Essa agilidade também permite que o cidadão e a sociedade em geral acompanhe, praticamente em tempo real, todos os atos administrativos e possam exercer de forma imediata o seu papel fiscalizador”, considera.

O secretário também ratifica que a prestação de contas em dia contribui para que o município mantenha as suas certidões de regularidade – que são indispensáveis para a realização de inúmeros atos por parte do Poder Executivo Municipal. De acordo com Oliveira, a capacitação e comprometimento dos servidores, e um sistema que dê suporte aos atos administrativos, são iniciativas fundamentais da Secretaria de Finanças. “Ressalto que a IPM tem dado à Prefeitura de Pinhais toda a retaguarda necessária em termos de sistema de informática para a agilizarmos nossa prestação de contas”.

Segundo Lislaine Oliveira, responsável pelo núcleo de prestação de contas SIM-AM na IPM, o contato constante com os clientes facilita a identificação das principais dificuldades. “Damos o suporte necessário para cumprirmos os prazos estipulados pelos tribunais”, explica. A entrega dos dados foi otimizada por meio do Atende.Net – sistema em nuvem, desenvolvido pela IPM.

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