Pinhais é a cidade mais ágil em análise de viabilidade de empresas

Pinhais é a cidade mais ágil em análise de viabilidade de abertura de empresas

Cases
05 jul 2022

Pinhais (PR) é destaque nacional como o município com o menor tempo de análise da consulta de viabilidade: em média 20 minutos. A informação é do Ministério da Economia, que divulgou o boletim do 1º quadrimestre de 2022 do Mapa das Empresas em junho, revelando o tempo para abertura de empresas no País.

“O reconhecimento de sermos a cidade mais ágil do Brasil com 20 minutos na análise de viabilidade da abertura de uma empresa nos trouxe muita alegria e nos sentimos ainda mais responsáveis com o nosso trabalho, pois gerar eficiência na gestão para o melhor atendimento do cidadão é o nosso objetivo principal”, comemora a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo.

O município, que tem cerca de 134 mil habitantes e fica na região Metropolitana de Curitiba, tem economia pujante. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, seu PIB per capita é de R$ 48.884,67, enquanto que o de Curitiba é de R$ 49.706,64. E segue criando empresas, com agilidade.

Conforme o levantamento do Mapa das Empresas, foram abertas 343 empresas em Pinhais no período avaliado, e o processo completo (da análise de viabilidade até a liberação do alvará) levou 8 horas, sendo que a média nacional ficou em 1 dia e 16 horas. Agilidade conquistada por meio do uso de tecnologia de última geração com processos digitais e oferta de atendimento pela Internet.

“O uso da tecnologia é fundamental para que essa eficiência ocorra. O autoatendimento gera a facilidade ao cidadão para acessar o serviço, sobretudo quando este está desburocratizado. Nós estamos imensamente felizes pelo trabalho dos nossos Servidores, um trabalho integrado, para que esse serviço aconteça a contento”, salienta a prefeita Rosa Maria.

Pinhais é o mais rápido em análise de viabilidade 1 quadrimestre mapa empresa brasil

Tecnologia garante celeridade para abertura de empresas em Pinhais

Além das diversas ações de incentivo ao empreendedorismo implementadas pela Prefeitura, destaca-se o uso de tecnologia de última geração. Cliente da IPM Sistemas desde 1999, a Prefeitura pinhaense utiliza o sistema de gestão pública nativo web AtendeNet. Além de possibilitar o autoatendimento dos cidadãos pela Internet, o software permitiu a integração da Viabilidade de Abertura de Empresa à  Empresa Fácil (a RedeSim no Paraná). 

Com isso, o município passou a contar com liberação automatizada de alvará para empresas, com processos desenvolvidos em Workflow (fluxo de trabalho on-line). Por meio do autoatendimento on-line, o empreendedor pode cadastrar o seu pedido sem sair de casa/escritório pelo site pinhais.atende.net.

O processo, então, tramita automaticamente entre os órgãos competentes conforme os parâmetros definidos na legislação federal e municipal. Dessa forma, processos que antigamente levavam semanas e até meses para serem concluídos, agora, são resolvidos rapidamente. Essa facilidade é comemorada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, José Martins.

“Para nós, é motivo de muito orgulho estarmos em primeiro lugar no ranking nacional em agilidade na primeira fase da abertura de uma empresa. Desde 2021, quando iniciamos a integração da consulta de viabilidade automática integrada ao Empresa Fácil, vimos os resultados aparecerem de imediato”, salienta Martins. 

Conforme explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, o processo segue em aperfeiçoamento, de modo que trará ainda mais facilidades para os cidadãos pinhalenses em breve.

“Agora, com implantação da segunda fase desta integração que está em desenvolvimento pela IPM, a Inscrição Municipal será liberada logo após o deferimento da viabilidade, permitindo que as empresas participem de licitações, optem pelo Simples Nacional, e emitam notas fiscais antes mesmo da emissão do alvará, antes da finalização do processo”, explica o secretário. “Desta forma, atribuímos este resultado à parceria de sucesso com a IPM, juntamente com a agilidade na adequação da legislação e a dedicação dos nossos Servidores”, completa José Martins.

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos 

Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:

> Tecnologia de Inteligência Fiscal aumenta a arrecadação das Prefeituras

> Governo Digital: Módulo Memorando simplifica a comunicação pública

> E-book gratuito tem tudo sobre Governo Verdadeiramente Digital

> Índice Firjan destaca 88 clientes IPM com boa ou excelente gestão fiscal

> Índice CFA 2022: clientes IPM são destaque nacional em Governança Municipal

> Portal da Transparência: 50 clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página