Índice Firjan: IPM Sistemas tem 88 clientes com boa ou excelente gestão fiscal 

IPM Sistemas tem 88 clientes com boa ou excelente gestão fiscal no Índice Firjan 

Cases
03 nov 2021

A IPM Sistemas tem 88 clientes com ótima classificação no Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF 2021 (ano-base 2020). São 37 no seleto grupo de Gestão de Excelência e outros 51 no grupo de Boa Gestão. Destaque para Presidente Getúlio (SC), que teve nota máxima em todos os quesitos, ficando em 1º lugar em SC e no Brasil, empatado com outros municípios.

No TOP 15 de Excelência em Santa Catarina, a IPM Sistemas tem 7 clientes, que também se destacam no ranking nacional:

  • Presidente Getúlio (1º em SC e 1º nacional)
  • Iporã do Oeste (3º em SC e 17º nacional)
  • Taió (4º em SC e 21º nacional)
  • Balneário Piçarras (5º em SC e 26º nacional)
  • Três Barras (11º em SC e 59º nacional)
  • Araquari (12º em SC e 69º nacional)
  • Massaranduba (13º em SC e 70º nacional)

No Paraná, destaque para Marechal Cândido Rondon (7º no PR e 120º nacional) e Nova Santa Rosa (14º no PR e 181º nacional). Em Minas Gerais, destaca-se Pouso Alegre, 15º no estado e 91º no Brasil. No Rio Grande do Sul, destaque para Lagoa Vermelha (16º no RS e 97º nacional) e Gravataí, que na última década saltou de 490º para 47º estadual (subindo 443 posições) e de 4.976º para 347º nacional (4.629 posições), escalada que aconteceu após a implantação da tecnologia IPM. 

Confira os clientes IPM em destaque no IFGF 2021 (por ordem decrescente de pontuação):

SANTA CATARINA (49 clientes)

  • Gestão de Excelência: Presidente Getúlio, Iporã do Oeste, Taió, Balneário Piçarras, Três Barras, Araquari, Massaranduba, Botuverá, Indaial, Ascurra, Doutor Pedrinho, Itapoá, Guabiruba, Sul Brasil, Videira, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, São Carlos, Pomerode, Palma Sola, Ouro, Planalto Alegre, Salete, Palhoça e Concórdia.
  • Boa Gestão: Pinhalzinho, Timbó, Guaramirim, Rio Negrinho, Brusque, Corupá, Porto Belo, Apiúna, Barra Velha, Rio das Antas, Santa Helena, Rio do Campo, Laurentino, Rio do Sul, Itapiranga, Mirim Doce, Agrolândia, Ituporanga, Rodeio, Ibirama, Vitor Meireles, São Francisco do Sul, Garuva e Witmarsum.

PARANÁ (22 clientes)

  • Gestão de Excelência: Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Terra Roxa, Castro e Pinhais.
  • Boa Gestão: Arapongas, Rio Negro, Paraíso do Norte, Nova Prata do Iguaçu, Mercedes, Carambeí, Guaíra, Cascavel, Santa Helena, Telêmaco Borba, Lapa, Campo Largo, Matinhos, Paranaguá, Colombo, Tibagi e Campo Mourão.

RIO GRANDE DO SUL (13 clientes)

  • Gestão de Excelência:  Lagoa Vermelha, Gravataí e Horizontina.
  • Boa Gestão: Palmitinho, Igrejinha, Dois Irmãos, Nova Santa Rita, Santa Rosa, Candelária, Bento Gonçalves, Guaíba, Panambi e Sobradinho.

MINAS GERAIS (4 clientes)

  • Gestão de Excelência: Pouso Alegre, Oliveira, Bom Despacho e Campo Belo.

Presidente Getúlio (SC) obteve nota máxima em todos os quesitos

IPM Sistemas tem 87 clientes com boa ou excelente gestão fiscal no Índice Firjan 

A Prefeitura de Presidente Getúlio (SC), município com 17,9 mil habitantes que fica no Vale do Itajaí, utiliza o sistema IPM desde 2013. E, de acordo com o histórico de evolução da Firjan, manteve Boa Gestão de 2013 até 2018, figurando no grupo de Excelência nos dois últimos anos. Porém, pela primeira vez atingiu nota máxima nos quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.

“Ficar em primeiro lugar em Santa Catarina e também no Brasil é uma alegria muito grande. É o resultado do trabalho de toda a equipe, um trabalho focado e facilitado pela tecnologia, que veio para nos ajudar, para dar transparência, mostrando todas as ações do nosso governo, pois é assim que deve ser na gestão pública”, diz o prefeito Nelson Virtuoso. “Essa notícia nos engrandece, porque a gente sabe que, sempre que se mexe com dinheiro público, a gente tem de cuidar ainda melhor do que o nosso dinheiro, e nós sempre prezamos pela transparência e honestidade”, completa.

A Prefeitura getulense e suas unidades gestoras funcionam com o sistema para gestão pública municipal Atende.Net, da IPM Sistemas. Por ser desenvolvido de forma nativa WEB (sem emuladores) e com plataforma única e compartilhada por todas as áreas administrativas, o Atende.Net possibilita realizar todos os procedimentos administrativos pela Internet.

Ou seja, as Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam empregar papel nas rotinas de empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, folha de pagamento, fazendo tudo pela Internet a partir de um único software. E o próprio sistema utilizado no trâmite dos processos também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas. Inclusive as publicações no Portal da Transparência acontecem em tempo real.

Firjan avaliou dados fiscais referentes a 2020 de 5.239 municípios

O ranking elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e divulgado no dia 21 de outubro, avaliou 5.239 municípios que, na média, atingiram 0,5456 ponto. A escala de pontuação vai de 0 a 1.

Do total, apenas 11,7% foram classificados com uma gestão de “excelência” (acima de 0,8 ponto). Outros 30,6% registraram “boa gestão” (entre 0,6 e 0,8) e 3.024 cidades enquadraram-se em situação fiscal de “dificuldade” (entre 0,4 e 0,6) ou “crítica” (inferiores a 0,4). Confira o ranking completo aqui.

Conforme a Firjan, o levantamento avaliou apenas as cidades que declararam suas contas de 2020 de forma consistente até 10 de agosto de 2021, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que até 30 de abril de cada ano as prefeituras devem encaminhar suas declarações referentes ao ano anterior à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

Para saber mais sobre a tecnologia IPM, leia:

> Gravataí conquista melhor índice de gestão fiscal da última década

> Índice de Governança Municipal 2021: clientes IPM são destaque no Brasil

> Clientes IPM são destaque em ranking de transformação de tributos municipais em qualidade de vida

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Tecnologia IPM está preparada para a Lei do Governo Digital

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

 

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