Logo Ipm Sistemas

Gramado (RS) moderniza sua gestão com tecnologia em nuvem

  • Foto do Autor Por IPM
  • 16 abr, 2024
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 11 jul às 16:45
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • A demanda por serviços digitais e otimização da rotina fez com que Gramado, município no Rio Grande do Sul, iniciasse uma nova fase de modernização da gestão. Assim, desde o início do ano, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e GramadoTur já contam com sistema de gestão integrado 100% em nuvem da IPM Sistemas, o Atende.Net.

    O processo de transformação digital de Gramado para um sistema de gestão em nuvem iniciou no fim de 2023. Naquele ano, foi realizado um processo de licitação para contratação de nova empresa, de onde a IPM saiu vencedora. Dessa forma, em 2024, o contrato foi assinado e iniciou-se o processo de diagnóstico do ecossistema da gestão.

    O levantamento realizado apontou a existência de 29 bancos de dados de diferentes fornecedores, que dificultavam a integração entre áreas e oneravam a administração. Após essa etapa, em apenas oito dias úteis, foram migrados os dados fragmentados para um banco de dados único e com tecnologia cloud, além da realização de treinamentos e liberação de sistema para o uso nas entidades atendidas.

    Gramado vive nova fase com sistema integrado e tecnologia em nuvem

    Gramado investe em sistema de gestão em nuvem

    O uso da tecnologia em nuvem e com banco de dados único é o pilar principal para garantir qualidade nos cerca de 100 serviços digitais que estarão à disposição em Gramado. Assim, dentre os principais benefícios do uso de um sistema de gestão em nuvem em Gramado, podemos citar:

    Acesso a qualquer momento e em qualquer lugar

    Os cidadãos e servidores públicos não precisam mais estar presos a uma rede local ou precisar se preocupar quando desktop quando estiver em um local diferente. Isso acontece porque com um sistema em nuvem, você pode acessar dados e informações a qualquer momento, de qualquer lugar, basta ter um dispositivo com acesso à internet.

    Menores custos de implantação

    Para iniciar o uso de um sistema em nuvem, não é preciso investir em infraestrutura física, como CPD, nem pagar por licenças de software para instalação local. Na nuvem, os recursos computacionais são fornecidos por provedores profissionais, não mais mantidos pelo próprio órgão público.

    Segurança de dados

    Além das avançadas medidas de segurança de dados, como criptografia, firewall e backup automáticos, que asseguram a confidencialidade e integridade das informações, a nuvem também protege os dados contra contratempos como roubo de dispositivos físicos ou danos por enchentes.

    Melhor atendimento ao cidadão

    O sistema em nuvem é fundamental para um atendimento eficaz, pois permite oferecer uma variedade de serviços por meio de computadores, tablets ou celulares. Isso elimina a necessidade de deslocamento até o órgão público, reduzindo filas e custos municipais. Assim, o cidadão tem uma experiência mais positiva e fluída com os serviços públicos.

    Municípios de todo o Brasil, como Gramado, tem modernizado sua gestão com um sistema de gestão e tecnologia em nuvem.

    Municípios de todo o Brasil, como Gramado, tem modernizado sua gestão com um sistema de gestão e tecnologia em nuvem.

     

    Adoção de um sistema de gestão em nuvem é tendência em todo o país

    A tecnologia 100% em nuvem é a melhor saída para municípios que, assim como Gramado, querem estar à frente da transformação digital e promover experiências facilitadas para gestores, servidores e munícipes.

    Por isso, a adoção do Atende.Net é uma solução segura e especializada para funcionamento pela internet sem comprometer performance e segurança, com alta taxa de disponibilidade.

    >> Melhores cidades do Brasil são clientes IPM

    Leia mais notícias

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada