Gramado (RS) moderniza sua gestão com tecnologia em nuvem - IPM

Gramado (RS) moderniza sua gestão com tecnologia em nuvem

Cases
16 abr 2024

A demanda por serviços digitais e otimização da rotina fez com que Gramado, município no Rio Grande do Sul, iniciasse uma nova fase de modernização da gestão. Desde o início do ano, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e GramadoTur já contam com sistema integrado 100% em nuvem da IPM Sistemas, o Atende.Net.

O processo de transformação digital de Gramado iniciou no fim de 2023 com a realização do processo de licitação para contratação de nova empresa, de onde a IPM saiu vencedora. Já em 2024, o contrato foi assinado e iniciou-se o processo de diagnóstico do ecossistema da gestão.

O levantamento realizado apontou a existência de 29 bancos de dados de diferentes fornecedores, que dificultavam a integração entre áreas e oneravam a administração. Após essa etapa, em apenas oito dias úteis, foram migrados os dados fragmentados para um banco de dados único e com tecnologia cloud, além da realização de treinamentos e liberação de sistema para o uso nas entidades atendidas.

Gramado vive nova fase com sistema integrado e tecnologia em nuvem

O uso da tecnologia em nuvem e com banco de dados único é o pilar principal para garantir qualidade nos cerca de 100 serviços digitais que estarão à disposição em Gramado. Entre os principais benefícios da tecnologia em nuvem, podemos citar:

Acesso a qualquer momento e em qualquer lugar

Não é mais preciso estar preso a uma rede local ou precisar se preocupar quando desktop quando estiver em um local diferente. Com um sistema em nuvem, você pode acessar dados e informações a qualquer momento, de qualquer lugar, basta ter um dispositivo com acesso à internet.

Menores custos de implantação

Para iniciar o uso de um sistema em nuvem, não é preciso investir em infraestrutura física, como CPD, nem pagar por licenças de software para instalação local. Na nuvem, os recursos computacionais são fornecidos por provedores profissionais, não mais mantidos pelo próprio órgão público.

Segurança de dados

Além das avançadas medidas de segurança de dados, como criptografia, firewall e backup automáticos, que asseguram a confidencialidade e integridade das informações, a nuvem também protege os dados contra contratempos como roubo de dispositivos físicos ou danos por enchentes.

Melhor atendimento ao cidadão

O sistema em nuvem é fundamental para um atendimento eficaz, pois permite oferecer uma variedade de serviços por meio de computadores, tablets ou celulares. Isso elimina a necessidade de deslocamento até o órgão público, reduzindo filas e custos municipais.

Migração levou apenas oito dias para ser concluída.

A tecnologia 100% em nuvem é a melhor saída para municípios que, assim como Gramado, querem estar à frente da transformação digital e promover experiências facilitadas para gestores, servidores e munícipes.

Por isso, a adoção do Atende.Net é uma solução segura e especializada para funcionamento pela internet sem comprometer performance e segurança, com alta taxa de disponibilidade.

Leia também:

Voltar Voltar para notícias

Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página