Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Indaial promove agilidade e diminui tempo na resolução dos processos - IPM

Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Indaial promove agilidade e diminui tempo na resolução dos processos

Cases
30 mar 2020

O município de Indaial é um dos maiores do Vale do Itajaí e fica a 163 km da capital Florianópolis, em Santa Catarina.

Possui cerca de 55 mil habitantes que preservam a tradição de cultivo de jardins, herdada de seus colonizadores europeus.

Por este motivo, Indaial também é chamada de “Cidade das Flores”.

O local é rico em diversidade de árvores florais que enchem os olhos de quem passa por lá, mas o que tem aumentado a satisfação dos cidadãos ultimamente é o atendimento realizado pela Prefeitura Municipal.

A Prefeitura vem transformando positivamente a imagem que antigamente era passada a população.

O que antes era morosidade, burocracia e ineficiência, hoje passou a ser rapidez, facilidade e qualidade.

Antes, sem as facilidades trazidas pela tecnologia, as prefeituras realizavam a tramitação dos processos da mesma forma que antigamente se enviava cartas.

Qualquer processo levava um período grande de tempo para ser solucionado e isso trazia prejuízos ao cidadão.

 

PREFEITURA DIGITAL: EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO AOS CIDADÃOS

Hoje, a Prefeitura de Indaial pode ser considerada Digital, pois com a utilização do Atende.Net, a maioria dos processos são digitalizados, sem a necessidade do uso de papel.

O que garante mais agilidade no trabalho dos servidores para a tramitação de processos e eficiência nos serviços para o cidadão.

O Atende.Net tem sido muito bem aceito por um grande número da população, tendo em vista que somente em 2019, o sistema obteve mais de 530 mil acessos.

Esta quantidade de acessos é contabilizada a partir da quantidade de vezes que o usuário entrou nas diversas páginas do sistema, em qualquer dispositivo.

Entre os serviços mais acessados estão a solicitação de alvarás para construção, emissão de notas fiscais, extrato de débitos, emissão de declarações e certidões, entre outros.

Um dos maiores diferenciais do Atende.Net é o fato de funcionar 100% em nuvem, que possibilita ao usuário o acesso de qualquer lugar.

Além disso, a plataforma conta com um Sistema Único, onde todas as informações sobre Compras, Licitações, Contabilidade, RH, Arrecadação, entre outras áreas da administração pública estão disponíveis em um só lugar, facilitando o trabalho de busca dos servidores.

Com isso, a Prefeitura ganhou muito mais controle no quesito relacionado a cobrança de seus tributos.

Em consequência disso, o número de guias de IPTU pagas do ano de 2019 teve um aumento de quase 5%, comparado ao ano de 2018.

Devido a facilidade de emissão das guias de IPTU, que podem ser feitas online, muitos cidadãos preferiram usufruir dessa facilidade.

Ainda no ano de 2019, foram contabilizados mais de 22 mil acessos no sistema na parte de Emissão de Guias de IPTU.

Somados aos outros tributos obrigatórios, como o ITBI e ISS, a Prefeitura em 2019, em comparação a 2018, conseguiu aumentar 19% no valor arrecadado para o município, para ser investido em necessidades essenciais.

Sobre as várias vantagens trazidas pelo sistema, o diretor de Administração e Finanças de Indaial, Paulo Henrique Rodrigues, destacou a facilidade no processo de solicitação de compras para a prefeitura.

Através do Workflow – fluxo de atividades personalizado para cada processo – é possível mapear todo o trâmite e saber exatamente em qual etapa se encontra a solicitação feita.

Segundo ele, a digitalização dos documentos somado a praticidade da assinatura digital, garantem a diminuição no tempo de finalização dos processos.

Os gestores podem assinar empenhos e qualquer documento através do celular, em qualquer lugar. Isso também garante a rapidez dos processos.

 

O processo de compras foi mapeado, através do workflow do Atende.Net, desde o início da compra quando solicitamos, até a etapa de pagamento – tudo mapeado com documentos e assinaturas digitais, reduzindo o tempo de espera em torno de 20 dias para 2 dias” ressaltou o diretor.

Assista ao depoimento do diretor de Administração e Finanças de Indaial, Paulo Henrique Rodrigues.

 

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