Castro e Santa Helena são cases em seminário do Previne Brasil no Paraná

Castro e Santa Helena são cases de sucesso em seminário do Ministério da Saúde no Paraná

Cases
03 maio 2022

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde promoverá, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Paraná, o Seminário Qualificação do Desempenho na APS nos dias 5 e 6 de maio de 2022. O evento apresentará cinco experiências exitosas do Previne Brasil no estado. Entre esses convidados especiais, estão os municípios de Castro (PR) e de Santa Helena (PR), que utilizam tecnologia da IPM Sistemas para gestão da saúde municipal.

A capacitação sobre o financiamento da Atenção Primária abordará os seus sete indicadores, considerando que começa a valer para 2022, de maneira escalonada, o repasse de acordo com a produção real das equipes de saúde.

A secretária de Saúde de Castro (PR), Maria Lidia Kravutschke, comemora o convite e a oportunidade de mostrar como o Município alcançou os bons resultados.

“Nós ficamos muito contentes e orgulhosos por ter esse reconhecimento, que é o resultado de todo o trabalho que tem sido realizado por toda a Secretaria e, em especial, pelas nossas equipes de Atenção Primária”, destaca a secretária Maria Lidia.

Em 2021, Castro e Santa Helena receberam o Selo Atenção Primária de Qualidade, entregue pelo Ministério da Saúde a 225 municípios (dentre 5.570 avaliados) por atingirem resultados de destaque nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil em 2020.

Tecnologia facilita gestão e qualifica prestação de serviços em saúde

Maria Lidia reforça que a gestão municipal de Castro (PR) já tinha a visão da importância da informatização da Saúde e da qualificação das informações antes mesmo de o Governo Federal estabelecer esse processo como critério para financiamento. Tanto que já utiliza o IPM Saúde há mais de 10 anos.

“Nós investimentos em infraestrutura, equipamentos, suporte técnico e capacitação dos profissionais, e isso nos possibilitou implementar o Prontuário Eletrônico do sistema IPM Saúde em todos os níveis de atenção da saúde pública no município”, comemora Maria Lidia.

Conforme a gestora, essa tecnologia permite uma visão ampla do trabalho da Secretaria de Saúde, além de conectar com outros setores que são cruciais para uma atuação eficiente dos servidores.

“O Prontuário Eletrônico interligou a Atenção Primária aos outros serviços de saúde, como Farmácias Básicas, Pronto Atendimento, Centro de Especialidades, CAPS, e também às unidades de rede privada, que prestam serviços de exames laboratoriais e de imagem, criando uma rede de dados clínicos que aprimorou o cuidado continuado aos pacientes”, explica a secretária de Saúde de Castro (PR).

> Vídeo: 5 vantagens da tecnologia na gestão da saúde pública

O coordenador de Atendimento do IPM Saúde, Vagner Alves, que atende as Prefeituras de Castro e de Santa Helena, explica que a IPM Sistemas fornece um software completo para gestão municipal da saúde pública. A tecnologia usada é nativa WEB (sem emuladores), com atualização de dados em tempo real, garantindo visão geral da gestão e acelerando a tomada de decisão dentro da Prefeitura.

“É muito gratificante ver que todo o nosso esforço está ajudando na organização e desenvolvimento da sociedade. Se depender da equipe de profissionais da IPM Sistemas, continuaremos desenvolvendo essa tecnologia de última geração, 100% em nuvem, que facilita e qualifica a gestão da saúde dos municípios, oferecendo funcionalidades que garantem o acompanhamento de todas as informações dos pacientes em tempo real e gerando relatórios completos que são de suma importância para o Programa Previne Brasil”, destaca Vagner Alves. 

Veja como foi o evento:

Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:

> Prontuário eletrônico agiliza atendimento e reduz uso de papel em Cascavel (PR) 

> Vigilância em Saúde: como a tecnologia pode facilitar a gestão no seu município

> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

> Portal da Transparência: 50 clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS

> Índice Firjan destaca 88 clientes IPM com boa ou excelente gestão fiscal

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página