
ATUALIZADO EM 08/02/2023 | O aplicativo do sistema para gestão pública municipal Atende.Net, da IPM Sistemas, é o mais baixado e o mais bem avaliado do segmento no Google Play. Já são mais de 220 mil downloads, tendo nota 3,97 em um universo superior a 2 mil avaliações. A alta aderência ao App pelo cidadão comum, funcionários e gestores da entidade cliente destaca o quanto o aplicativo facilita a prestação de serviços, indo muito além da emissão de boletos. E todos os comentários são analisados e respondidos, servindo como base para a melhoria constante.
“O Governo Digital tem por objetivo aumentar a eficiência e a transparência dos processos governamentais. Por meio das tecnologias digitais, como o aplicativo, é possível ampliar acesso à informação e aos serviços públicos. Ele é fundamental para as entidades públicas, pois permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de reduzir custos e melhorar a gestão dos recursos públicos”, explica Kananda Mayer, que é coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM.
O aplicativo é uma extensão do sistema de gestão pública municipal desenvolvido com cadastro único e nativo WEB (sem emuladores), o qual é acessado via Portal, sem precisar de deslocamentos ou ficar em filas. Isso inclui, ainda, o uso de identidade única: login e senha são os mesmos.
Porém, a propagação do uso de smartphones está incentivando, ainda mais, a utilização do App. Tanto que os acessos dos cidadãos ao Portal de Autoatendimento pelo aplicativo cresceram 318%, passando de 1,5 milhão em 2021 para 6,5 milhões em 2022, conforme levantamento realizado pela IPM.
Os números reforçam o pioneirismo da IPM no oferecimento de tecnologia de ponta para a gestão pública. O App Atende.Net foi lançado em 2017, sendo o primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão de prefeituras no Brasil. Ou seja, permitindo ao cidadão interagir com a administração municipal sem ter de ir pessoalmente ao prédio da Prefeitura, nem ligar.
Até então, só existiam aplicativos independentes no mercado, que serviam para uma demanda específica, como informar problemas nas ruas da cidade, uma realidade que ainda existe em vários municípios.
Outra grande facilidade é que o acesso aos serviços do aplicativo Atende.Net pode ser realizado por meio do Login Único da plataforma Gov.Br, tanto para o primeiro acesso como acessos posteriores.
Dessa forma, garante e facilita o acesso da pessoa com base em uma identidade única também para as entidades clientes IPM. Essa prática é totalmente alinhada à estratégia de Governo Digital do Governo Federal (Decreto Nº 10.332 de 28/04/2020).
E uma importante novidade destacada pelo coordenador de Tecnologia & Pesquisa da IPM, Cleber Nardelli. “Agora o cidadão comum também pode realizar assinaturas digitais de documentos diretamente pelo App, sem custos adicionais”, conta. Essas assinaturas em documentos são possíveis com base no uso de certificados avançados.
“Com isso, a entidade poderá enviar documentos para assinatura do cidadão a qualquer momento. E o cidadão receberá um alerta no dispositivo para acessar o serviço e realizar o procedimento de assinatura, em poucos toques na tela do seu smartphone”, explica o coordenador de Tecnologia e Pesquisa da IPM, Cleber Nardelli.
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A IPM Sistemas desenvolve tecnologia de ponta em plataforma única e nativa WEB para modernizar e desburocratizar os processos de órgãos públicos. Dessa forma, atende Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos, Câmaras de Vereadores. Como resultado, essas entidades ficam em conformidade com o Decreto nº 10.540/2020, que determina novas regras para o Siafic, que entrou em vigor em 01/01/2023.
Além disso, têm redução de gastos com correios, impressoras, papéis, arquivo morto, equipamentos e manutenções de TI, além de obter maior celeridade e eficácia na prestação de serviços públicos.
“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema”, explica o gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas, Sedi Zanella.
Outro diferencial é que o próprio sistema utilizado no trâmite dos processos digitais também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas. Ao contrário dos demais sistemas existentes no mercado, que não conseguem gerar e também enviar os documentos. Ou seja, enquanto os usuários do Atende.Net utilizam um único sistema inclusive por aplicativo, quem não tem IPM precisa pagar dois ou mais sistemas diferentes.
Portanto, a tecnologia IPM proporciona mais eficiência e economia, indo muito além da simples abertura de protocolos ou envio de memorandos e requerimentos por meios informatizados. E com atualização dos dados em tempo real, inclusive no Portal de Transparência.
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