Cascavel vira modelo para abertura de empresas com adesão à RedeSim
Por
IPM
22 nov, 2021
Tempo de leitura: 5 mins
Última atualização: 27 maio às 14:51
Está muito mais fácil – e rápido – abrir uma empresa em Cascavel (PR), município com 336 mil habitantes no Oeste Paranaense. Neste dia 19/11/2021, a Prefeitura anunciou adesão à RedeSim, a partir da integração realizada com o sistema de gestão municipal, o Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas com cadastro único e nativo WEB, sem uso de emuladores. A cerimônia ocorreu na ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel, com a presença do prefeito Leonaldo Paranhos, do vice-governador Darci Piana e do diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, além de outras autoridades municipais e estaduais.
A RedeSim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Ela padroniza os procedimentos, aumentando a transparência e proporcionando redução de custos e de prazos para abertura de empresas no Brasil. Para fazer a adesão, as Prefeituras precisam que seu sistema de gestão pública permita essa integração. É o caso de Cascavel.
“Cascavel realizou um processo amplo, para o futuro, e não para resolver um problema imediato como é comum se ver. Hoje Cascavel tem um sistema que pode servir de modelo para o Brasil inteiro”, salientou o vice-governador Darci Piana, que é economista, contador e empresário, completando que Cascavel coloca-se à frente da maioria dos municípios brasileiros.
Esse processo de modernização digital da Prefeitura cascavelense foi iniciado em 2017, a partir da implantação da tecnologia nativa WEB sem emuladores para gestão pública municipal, da IPM Sistemas. Após diversas iniciativas já realizadas, chegou a vez da qualificação do atendimento aos empreendedores cascavelenses. Com o fim do processo para adesão à RedeSim, agora é possível criar uma empresa em 5 minutos incluindo as solicitações de licenças do Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais. Tudo de forma on-line, sem uso de papel, via computador, tablet ou celular, sem deslocamentos ou filas.
“De fato é uma ferramenta extraordinária, que dá impulso, rapidez, tira a burocracia, agiliza a vida dos empreendedores, das pessoas que querem produzir”, enfatizou o prefeito Leonaldo Paranhos, destacando tratar-se de um marco para a cidade, trazendo dinamismo e com reflexos na economia e na geração de renda no município.
Evento de lançamento ocorreu na ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel, com a presença de autoridades municipais e estaduais
Diretor do Sebrae-PR elogia sistema de gestão usado
O diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, participou do evento. Ele ressaltou o trabalho realizado, principalmente pelo modelo de sistema adotado por Cascavel, que é 100% em nuvem. Destacou que a RedeSim representa uma flexibilização muito grande para o empresário.
“Na hora que ele busca a Prefeitura, ele consegue, de uma forma muito mais rápida, o Alvará e todas as necessidades de licenciamento para abertura da empresa”, destacou Tioqueta. “Nós trabalhamos na implantação da RedeSim no estado todo, e ainda há municípios que ainda não têm essa integração. Por isso quero ressaltar o uso da ferramenta que estão usando em Cascavel, que é robusta, é avançada”, salientou.
O gerente de TI da Prefeitura, José Zonfrilli, fez a apresentação do sistema. Ele lembrou que a RedeSim foi baseada na Lei 11.598/2007, visando desburocratizar o processo de abertura de empresas, tornando-o mais simples e ágil.
“E o que foi feito aqui, neste ano, foi a integração com o sistema de gestão do município. Um projeto de transformação de toda a estrutura digital do município em relação à abertura de empresas. O empreendedor, o contador, passam a utilizar um meio único para solicitar seu pedido de empresa, as licenças e todos os documentos necessários para o funcionamento”, explica Zonfrilli.
Uma facilidade destacada também pelo secretário municipal de Finanças, Renato Segalla, em publicação da Prefeitura. Ele enfatiza que o projeto interliga todos os atores para abertura e liberação de Alvará às empresas.
“Tudo de forma digital, de forma que a gente tem ganho de produtividade, de tempo, de economia em todos os sentidos. Isso é bom porque cria um ambiente favorável para que as pessoas e os empresários possam investir no nosso município trazendo desenvolvimento, emprego e renda”, destaca Segalla.