Você sabe o que um programador de sistemas faz?

Você sabe o que um programador de sistemas faz?

Carreira
26 fev 2021

Você já parou para pensar o que um programador de sistemas faz? O mundo da tecnologia é uma via em expansão, em que não se consegue ver o fim. Simplesmente porque são infinitas as possibilidades de inovação. Afinal, ela está por toda parte: no site para pagamento do aluguel, no aplicativo do banco, de namoro, para solicitar transporte, comprar comida, etc. Mas como essa mágica toda acontece? A resposta é: por meio das habilidades de mentes muito criativas!

O que um programador de sistemas faz é, basicamente, desenvolver soluções que gerem valor para as pessoas, que facilitem suas vidas. O analista de sistemas Jose Luis Mauricio, que trabalha no Centro de Tecnologia da IPM, explica que o trabalho do profissional de programação vai muito além das quatro paredes de sua sala: “O programador escreve um código-fonte que vai mudar a vida das pessoas”, salienta. Sistemas esses que são voltados às mais variadas áreas.

“Um hospital, que trata com vidas, precisa de um programador que desenvolva os sistemas que vão operar para monitorar os sinais vitais. Os aviões precisam dos programadores para desenvolver os softwares que cuidam do sistema de navegação do avião”, exemplifica.

No entanto, além de atuar diretamente na programação de softwares em geral, esses profissionais também podem trabalhar com consultoria em tecnologia da informação, suporte técnico, por exemplo. 

Conforme a analista de testes Suelyn Concentius, que também trabalha na IPM, a área é muito ampla. “O programador de sistemas pode se encaixar em qualquer área, de saúde a jogos, por exemplo. Abre-se um leque muito grande a partir da tecnologia”, destaca.

 

Resumidamente há quatro áreas de programação

  • Programador Web: especialista em desenvolver sistemas e sites para a internet, com uso de linguagens como HTML, Java, PHP, C#, Ruby, Python e Perl;
  • Programador Desktop: desenvolve aplicações que rodam individualmente em computadores e notebooks, usando linguagens como Pascal, C, C++, VB, C# e VB.NET;
  • Programador Mobile: especialista na criação de aplicativos para celulares e ou tablets;
  • Programador Games: atua criando jogos para diversas plataformas, como smartphones, PC, Xbox, Playstation.

 

Assista ao vídeo com depoimentos de profissionais da área

 

Ambiente marcado por criatividade e inovação

Os núcleos de programação de sistemas geralmente são formados por pessoas curiosas, criativas e autodidatas, com habilidades matemáticas e raciocínio lógico. Estão sempre ligadas nas novidades tecnológicas.

E o ambiente de trabalho é de muita cooperação, com trocas de ideias em busca das melhores soluções, o que oportuniza aprendizado e desafios constantes. Também costuma ser disruptivo, com espaço da expressão da individualidade, que propicia desenvolvimento rápido e inovador.

Em síntese, trata-se de um mercado de atuação que cresce diariamente, abrindo muitas oportunidades. E oferecendo uma perspectiva de carreira muito grande, inclusive com excelentes salários.

 

Mercado da tecnologia segue em expansão em SC

Mesmo diante de um cenário desafiador, com muitos desempregados devido à pandemia de covid-19, um segmento segue destacando-se positivamente: o de tecnologia. Por exemplo, em Santa Catarina o setor encerrou 2020 com saldo positivo nos empregos, segundo dados do CAGED levantados pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Os números apontam geração de 2.493 novos postos de trabalho entre janeiro e dezembro do ano passado. Conforme divulgação da Acate, o maior volume foi registrado no mês de junho, com 1.465 vagas, quando o setor se recuperou de uma queda registrada em abril, que teve um saldo negativo de 1.099.

 

Tecnologia: a profissão de agora e também do futuro

 

Programa Jovens Talentos da IPM promove treinamentos gratuitos

A IPM Sistemas é uma empresa de tecnologia que atua no ramo de desenvolvimento de softwares para a gestão pública desde 1996. Referência em seu segmento, soma mais de 500 clientes, superando a marca de 1 milhão de usuários. 

E, para além do desenvolvimento de sistemas, a IPM também desenvolve pessoas, estando atenta ao potencial e à criatividade dos jovens talentos. Por isso, mantém o Programa Jovens Talentos há mais de uma década, promovendo capacitação gratuita de estudantes que desejam trabalhar com tecnologia. 

As aulas são realizadas no Centro de Tecnologia da IPM, em Rio do Sul (SC), com profissionais com vasta experiência prática no mercado. Ao final, é concedido certificado para quem atingir a exigência mínima de presença e de desempenho.

Com a titulação concluída, os jovens talentos cadastram seus currículos no banco de dados da IPM, especificando se desejam atuar na área de desenvolvimento, programação ou suporte técnico. Dessa forma, eles participam das seleções de equipe da empresa, com vagas que podem tanto na Sede Administrativa, em Florianópolis, quanto no Centro de Tecnologia.

 

LEIA TAMBÉM:

Emprego: confira as vagas abertas na IPM Sistemas

> IPM cria Departamento de Modernização Digital da Administração Pública

Websérie mostra por que a IPM Sistemas é uma das Melhores Empresas para Trabalhar

Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página