IPM participa da Escola Regional de Engenharia de Software ERES 2021

IPM Sistemas participa da Escola Regional de Engenharia de Software ERES 2021

Carreira
24 nov 2021

A IPM Sistemas participará da V Escola Regional de Engenharia de Software – ERES 2021, que acontecerá de forma virtual de 1 a 3 de dezembro, ao vivo, pela plataforma Zoom. O evento é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), para disseminar o conhecimento e as boas práticas em Engenharia de Software (ES) do ponto de vista profissional e acadêmico. 

Logo no primeiro dia, às 21h, o coordenador do Núcleo de Data Science da IPM Sistemas, professor, mestre e doutor Marco Aurélio Butzke, ministrará a palestra “A Engenharia de Software em um Ecossistema Data Science para Cidades Inteligentes”.

Conforme Butzke, em um mundo focado em smarts cities e com o desafio de avaliar as ferramentas adequadas para construir um ecossistema com soluções inteligentes, o núcleo de data science da IPM busca alternativas viáveis para atender o volume e a variabilidade dos dados, gerando velocidade necessária para atender aos cidadãos.

“A criação do ecossistema para data science possibilita integrar informações inteligentes ao processo de negócio do ERP e se consolida como base para o uso de soluções IoT, migrando de forma natural de um Big Data para um Data Lake. Neste contexto, os processos de Engenharia de Software são fundamentais para consolidar a base de conhecimento e aplicação de modelo de inteligência que servirão para auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores públicos”, destaca o professor doutor Marco Aurélio Butzke.

Link para assistir às palestras será aberto ao público

O link para assistir às palestras da Escola Regional de Engenharia de Software ERES 2021 será único e público, porém, é preciso se inscrever no evento para receber o certificado de participação. A programação está sendo elaborada com palestras de profissionais da indústria e da academia. Confira a programação completa e inscreva-se aqui. A organização é da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Durante a ERES, haverá espaços para apresentação de resultados de pesquisas de graduação e pós-graduação, além de relatos de experiência na indústria. Dessa forma, possibilita um ambiente natural para a discussão de abordagens no ensino-aprendizagem na ES nas instituições de ensino superior da Região Sul do Brasil.

Confira o cronograma IPM:

  • 01/12 às 18h30min – Abertura do evento com o presidente da SBC e personalidades. O coordenador de Tecnologia e Pesquisa da IPM Sistemas, professor especialista Cleber Nardelli, participará fazendo breve apresentação da IPM e falando da importância do apoio ao evento.
  • 01/12 às 21h – Palestra “A Engenharia de Software em um Ecossistema Data Science para Cidades Inteligentes”, com o professor, mestre e doutor Marco Aurélio Butzke, coordenador do Núcleo de Data Science da IPM Sistemas. Veja aqui.
  • 01/12 às 21h45min – Fórum “Visão da indústria de software sobre o pós-pandemia”, com o professor, mestre e doutor Marco Aurélio Butzke e o professor especialista Cleber Nardelli, ambos da IPM Sistemas, e convidados.
  • 02/12 às 17h30minTour virtual no Centro de Tecnologia da IPM Sistemas, empresa pioneira e líder no desenvolvimento de tecnologia 100% em nuvem para gestão pública municipal, entregando soluções inovadoras que permitem uma administração mais ágil, econômica e transparente, baseada em dados e com prestação de serviços de qualidade à sociedade. Confira aqui.

Saiba mais sobre a IPM:

> Emprego: confira as vagas abertas na IPM Sistemas

> Programa Jovens Talentos IPM: confira cursos gratuitos em tecnologia

> Websérie: Seja protagonista na construção do futuro com a IPM

> Websérie: Por que a IPM é uma das Melhores Empresas para Trabalhar

> Você sabe o que um programador de sistemas faz?

> Saiba como funciona o Atendimento de uma empresa de tecnologia 

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página