IPM conta com equipe exclusiva para iniciativas em P&D - IPM

IPM conta com equipe exclusiva para iniciativas em P&D

Carreira
24 abr 2017

Projetos envolvem criação de novas ferramentas e constante aperfeiçoamento das soluções.

Com o tempo cada vez mais curto de atualização das tecnologias, as ferramentas, por mais recentes que sejam, precisam de constante evolução. São melhorias de funcionamento, velocidade, ritmo de trabalho, interface para o usuário e novos recursos que precisam acompanhar as necessidades do mercado.

Para atender a estas e outras demandas, a especialista no desenvolvimento de soluções baseadas na computação em nuvem para a gestão pública IPM Sistemas mantém uma equipe exclusivamente focada nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em tempo integral. O time desenvolve estudos que levam em consideração as necessidades das prefeituras, secretarias, câmaras de vereadores e outros órgãos públicos, além de acompanhar o uso das soluções e aperfeiçoamento de funcionalidades, que são atualizados periodicamente.

O coordenador de Pesquisa e Tecnologia da IPM, Cléber Nardelli, destaca que entre as atividades em desenvolvimento estão a melhoria do workflow das soluções; a funcionalidade da Gestão Eletrônica de Documentos, que vai permitir a redução da quantidade de papéis que circulam pelos órgãos públicos; a otimização de arquivos; e a criação do novo Portal de Atendimento, entre outras atividades.

“Já identificamos como é importante manter uma equipe exclusiva para repensar constantemente as soluções conforme as necessidades apontadas pelos diretores, gestores e municípios”, diz, referindo-se a uma das facilidades proporcionadas pelos sistemas baseados em cloud computing. Por serem on-line e escaláveis, as plataformas oferecidas pela empresa conseguem ser moldadas conforme a demanda, ainda que ela se modifique ao longo do uso.

A dinâmica de desenvolvimento constante já trouxe resultados. Um dos exemplos é do framework usado para a construção das aplicações da IPM. Ele é um conjunto de padrões de desenvolvimento, funcionalidades, bibliotecas e ferramentas que formam a base para a criação de qualquer aplicativo ou software, e nasceu em um projeto de P&D que deu certo e é mantido até hoje. Ainda que já tenha quatro anos desde o surgimento, ele permanece sendo desenvolvido e melhorado, levando em consideração as transformações da tecnologia, o comportamento dos usuários e as obrigações dos órgãos públicos.

“O Portal de Autoatendimento, que já implantamos em algumas cidades, precisa levar muito em conta a usabilidade e a acessibilidade para o usuário. Ele é uma solução que surgiu para facilitar a relação do cidadão com o órgão público — na maioria das vezes, a própria prefeitura, então tem que ser eficiente”, explica.

Além de trabalhar para a obtenção de resultados práticos no curto prazo, a equipe de P&D já lida com projetos que prevêem a incorporação de conceitos como IoT (Internet das Coisas, em inglês) e BYOD (Bring Your Own Device, ou “Traga seu dispositivo”) nas soluções oferecidas. Além disso, o conceito de big data aliado à inteligência artificial vai ajudar os administradores e gestores a identificarem cenários adversos pró-ativamente, ou seja, antes que os problemas ocorram. “A nuvem está cada vez mais integrada, e este conceito já está incorporado à IPM”, finaliza Nardelli.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página