GPTW: IPM é certificada como uma das melhores empresas para trabalhar pelo 4º ano seguido - IPM

GPTW: IPM é certificada como uma das melhores empresas para trabalhar pelo 4º ano seguido

Carreira
10 jul 2023

A GovTech IPM Sistemas foi certificada como uma empresa GPTW – Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo, sendo reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar em 2023. A certificação anual, divulgada neste início de julho, é realizada pela consultoria internacional GPTW, que analisa milhares de empresas em mais de 60 países, com cerca de 30% das candidatas atingindo os critérios mínimos de certificação. Para isso, aplica pesquisas anônimas e independentes, de forma a garantir a acurácia e validade da pesquisa, que deve representar a real experiência e visão dos colaboradores.

Atuando dessa forma, a consultoria consegue uma avaliação realista da cultura e do clima empresarial, mostrando quais empresas realmente são excelentes lugares para se construir carreira – e estão entre os 0,01% dos CNPJs certificados como GPTW no Brasil. Tanto que é um enorme diferencial competitivo na busca por oportunidades de emprego, apoiando os profissionais a selecionar os locais que, na visão de seus colaboradores, estão entre os melhores locais para trabalhar. Afinal, ser uma empresa Great Place to Work é uma evidência de que o time que trabalha ali, de forma geral, tem uma excelente experiência de carreira.

Empresa atingiu índices de satisfação recorde

Em 2023, a IPM conquistou não só sua maior taxa de engajamento até então, como também alcançou uma nota global de 81, colocando-a em um grupo ainda mais seleto de empresas que têm investido nas melhores práticas de gestão de pessoas. Entre 2022 e 2023, os números de engajamento subiram 33%. Entre as dimensões com maior índice de satisfação dos colaboradores, estão o respeito, o orgulho de pertencer e senso de propósito, e a camaradagem, o que reflete uma cultura de colaboração, evolução contínua, e impacto.

A Gerente de Tecnologia & Inovação da IPM, Lúcia Mees, destaca que a conquista dos Prêmios GPTW é fruto de uma cultura de foco na experiência do colaborador, valorização, e evolução contínua.

“O maior diferencial estratégico que uma empresa pode ter são as pessoas. Especialmente como uma empresa de tecnologia com forte cultura de inovação, nosso maior investimento é no time. O que nos diferencia ainda mais é estar em um ciclo constante de evolução, buscando e implementando novas iniciativas para aprimorar a experiência de quem constrói essa jornada conosco. Temos um orgulho enorme de sermos reconhecidos, mais uma vez, como uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar, e de receber esse título pelo 4º ano seguido pelo nosso time, depois de já sermos premiados como uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres no GPTW Mulher. Saber que estamos fazendo a diferença não só na sociedade mais ampla, mas também na carreira do nosso time nos move e nos motiva”, destaca Lúcia.

Empresa vem em uma crescente de inovação e premiações na área de Gente 

Desde 2020, a IPM segue ano após ano conquistando e melhorando seus índices nas pesquisas GPTW, além de ter suas práticas em RH reconhecidas entre as melhores do Brasil. Para 2023, o primeiro passo foi conquistar o certificado como um Great Place to Work, para então disputar os demais rankings. 

  • Selo GPTW – melhores empresas para trabalhar em 2020, 2021, 2022 e 2023.
    A consultoria realiza um mapeamento completo da experiência dos colaboradores, utilizando o feedback anônimo do time para definir cada empresa que pode ser considerada um excelente lugar para trabalhar. Como parte do processo de diagnóstico, são apontados os fatores mais positivos de cada empresa. Na IPM, os principais são: orgulho (me sinto bem pela forma como contribuímos com a comunidade, e sinto orgulho pelo que fazemos aqui), camaradagem, credibilidade e confiança na gestão, e imparcialidade (relativa a cor ou etnia, gênero, orientação sexual, e idade).
  • Prêmio Gupy Destaca – 100 RHs que mais inspiram:
    Em 2022, a IPM foi reconhecida como tendo um dos 5 times de RH do Brasil com as melhores práticas no pilar Encantamento, que evidencia as organizações que mais acolhem, valorizam e constroem experiências memoráveis entre seus colaboradores. Entre os mais de 1000 inscritos, dentre todas os pilares analisados, a IPM ficou no 11º lugar geral.
  • GPTW Mulher: top 25 nacional.
    A IPM conquistou o 23º lugar nacional no GPTW Mulher em março de 2023 entre empresas com até 1000 colaboradores, colocando-a entre as melhores empresas do Brasil para mulheres, dentre as mais de 4000 avaliadas pela consultoria.
Foto de Lucia Mees e Aldo Mees, da IPM, recebendo troféu GPTW Mulher como uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres

O CEO e fundador da IPM, Aldo Mees, e a gerente de Tecnologia & Inovação da IPM, Lúcia Mees, receberam o troféu do GPTW Mulher em São Paulo (SP), em março de 2023. Foto: IPM/Divulgação.

>> Confira as oportunidades de carreira abertas na IPM Sistemas

>> GPTW: IPM é uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres

>> Prêmio Gupy Destaca: RH da IPM é eleito um dos mais inspiradores do Brasil

 

Entenda o que torna a IPM uma excelente empresa para trabalhar

  • Cultura de inovação – a IPM é pioneira no Brasil em nuvem e em inteligência artificial para governo, e segue como líder em tecnologia para gestão pública. Para isso, fomenta uma cultura horizontal com foco na melhoria contínua, com iniciativas de promoção da inovação e colaboração.
  • Propósito motivador – a IPM surgiu da missão de construir um futuro com mais qualidade de vida, ambientes urbanos melhor estruturados, e um setor público mais eficiente, inteligente, e próximo das pessoas. Hoje, o time IPM impacta diariamente mais de 30 milhões de pessoas, como referência na transformação digital da gestão pública.
  • Respeito e equidade – a empresa tem como filares fundamentais em sua cultura a diversidade e a inclusão, definindo um ambiente de colaboração e respeito independentemente de idade, gênero, orientação sexual, etnia, raça, religião, deficiência, e outros. O que importa é a sinergia do profissional com nossos desafios, e contribuições com nossos objetivos e missão.
  • Liderança de mercado – trabalhar na IPM significa ser parte da empresa líder e referência em tecnologia para gestão pública, com inovações e resultados de destaque nacional e internacional. 
  • Plano de carreira – através de um plano de cargos e salários estruturado, ciclos de avaliação de desempenho frequentes, e como parte de uma empresa em franca expansão, os colaboradores IPM contam com oportunidades de desenvolvimento e crescimento únicas no mercado. Há novos setores sendo criados, expansão geográfica, e crescimento de presença de mercado, o que motivam o investimento no recrutamento interno em carreiras em Y: com possibilidades de evolução para cargos de especialização técnica, ou de liderança.
  • Pacote de benefícios robusto – além do pacote de remuneração dentro de um plano de cargos e salários, o time IPM conta ainda com plano de saúde, plano odontológico, auxílio alimentação no cartão flexível Caju, plano de atendimento psicológico gratuito (Psicologia Viva), plano de telemedicina gratuito (Conexa Saúde), plano de academias e atividade física (Gympass), IPM Birthday, Reconhece IPM, e rede de parceiros para descontos.
  • Programa de mentoria para novos colaboradores – os novos colaboradores são alocados um mentor em seus  primeiros 6 meses, contando com um colega mais experiente como guia em seu início no time.
  • Universidade corporativa – através da Universidade IPM, a empresa mantém um investimento notável no treinamento e desenvolvimento de cada colaborador, contando com treinamentos diários.
  • Comemoração, confraternização, e reconhecimento – como organização em franca expansão, a IPM tem investido em celebrar seus momentos especiais com seu time, com ao menos uma iniciativa mensal. 

.

Time IPM reunido comemorando a premiação como uma das 25 melhores empresas do Brasil para mulheres. Foto: IPM/Divulgação

 

Saiba mais sobre a IPM Sistemas

A IPM é uma GovTech brasileira fundada em julho de 1996 e especializada em tecnologia para gestão pública e cidades inteligentes. Em 2012, foi pioneira na América Latina ao lançar um sistema de gestão integrado em nuvem, o Atende.Net, que tem promovido a transformação digital do setor público através de uma gestão pautada em dados e 360º. Hoje, contempla todas as áreas da gestão pública (Contabilidade, Fiscalização, Compras e Licitações, RH, Assistência Social, Educação, Saúde, Tributos, Agricultura, Procuradoria, etc.) em um ecossistema tecnológico completo para uma administração inteligente.

E foi novamente pioneira ao lançar, em março de 2023, a primeira Inteligência Artificial para governo de forma abrangente, a Dara, que faz parte do ecossistema Atende.Net. Ela consegue apoiar na tomada de decisões dos gestores públicos, seja no planejamento da infraestrutura pública, na mobilidade urbana, ou no mapeamento de ocorrências futuras em áreas como Saúde e Educação. Dessa forma, permite uma gestão preditiva, inteligente e otimizada, antecipando o prognóstico de doenças como a diabetes em até 3 anos, e prevendo a evasão escolar.

“Nos dedicamos incansavelmente a construir o futuro que queremos ver na gestão pública. De forma simples, fazemos isso através de um ecossistema tecnológico completo que promove a transformação digital, inteligência, eficiência, e economia nos órgãos públicos, além de elevar o patamar de experiência do cidadão, com autoatendimento online 24h. Só em 2022, facilitamos mais de 100 milhões desses atendimentos digitais, com foco na gestão municipal. Como resultado de uma gestão mais inteligente e eficiente, temos permitido que os Municípios arrecadem mais, sem criar ou aumentar impostos, e gastem menos, resultando em maiores investimentos com foco em desenvolvimento econômico e qualidade de vida”, explica a engenheira Lúcia Mees.

 

Vídeo: como a IPM transforma o futuro de cidades e pessoas

 

Leia também:

>> IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

>> Fintech by IPM é a primeira para gestão pública

>> Índice CFA 2023: cliente IPM tem melhor governança do País

>> Cliente IPM: Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

>> Radar da Transparência Pública 2022 destaca 89 clientes IPM

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página