O
Atende.Net Social, da
IPM, foi aprimorado e ganhou uma nova funcionalidade: o Monitoramento Social. A rotina foi desenvolvida com a finalidade de ajudar
equipes de assistência e busca ativa a identificar e monitorar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Atende.Net Social e o monitoramento de pessoas em vulnerabilidade
A nova rotina, já disponível para os clientes que utilizam o Atende.Net, permite a criação de um protocolo de abordagem social eficiente para pessoas em vulnerabilidade, como a população em situação de rua. Dessa forma, a tecnologia ajuda na coleta de dados primários e na triagem, facilitando o encaminhamento dos indivíduos aos equipamentos de assistência adequados.
O objetivo da criação da função é ajudar a promover qualidade de vida e acesso a direitos básicos por meio de medidas eficientes e planejadas.
“Desenvolvemos a rotina pensando na celeridade e agilidade nas abordagens, permitindo que pessoas em situação de rua possam ser ajudadas rapidamente, com encaminhamento aos recursos adequados. A solução tem o potencial de restabelecer a dignidade de indivíduos em situação de rua e em condição de vulnerabilidade social”, explica o coordenador de fábrica do módulo Social e Vigilância, da IPM, Everton Serafim.
Funcionamento e benefícios
Com o Monitoramento Social, o sistema levanta informações importantes relacionadas à questões econômicas, demográficas, de perfil, bem como de identificação das necessidades mais urgentes. Os dados auxiliam a gestão a definir o direcionamento ideal para cada caso, incluindo:
- Acolhimento temporário: em estruturas voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, com segurança e acesso a serviços básicos.
- Encaminhamento para reintegração social: mobilização com redes de apoio e serviços especializados.
- Assistência para retorno ao local de origem: facilitação logística e suporte psicossocial no reestabelecimento da pessoa acolhida até a cidade de origem (se desejado e aplicável).

Função do Atende.Net tem foco em ajudar atendimento de pessoas em vulnerabilidade social – Foto: Freepik/Reprodução
A rotina funciona de maneira estratégica, permitindo que as equipes centralizem e estruturem os dados na mesma plataforma. Além disso, também é possível monitorar:
- Registro de ocorrências de indivíduos em vulnerabilidade social
- Registro in loco de abordagens sociais e buscas ativas
- Atualização em tempo real no aplicativo Atende.Net
- Visualização georreferenciada dos dados
“Com o histórico das abordagens sociais cria-se uma base de dados fundamental que permite aos
profissionais da assistência social analisar informações. Dessa forma, é possível identificar as áreas com maior incidência de abordagens, fornecendo dados essenciais para a tomada de decisões estratégicas, bem como a elaboração de planos de ação mais eficazes”, completa o coordenador da
IPM.