O Atende.Net além de oferecer vários serviços necessárias para agilizar as atividades das prefeituras, ainda possui funções adicionais para melhorar a gestão.
A funcionalidade “Doações” está disponível no autoatendimento e foi criada há alguns anos atrás, com o objetivo de possibilitar que cidadãos e empresas possam contribuir para a melhoria de instituições da cidade.
Em Cascavel do Paraná, quem quiser doar, basta entrar no Portal do Autoatendimento.
Depois, escolher entre o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso e a FIA – Fundo da Infância e Adolescência.
Segundo o diretor de TI da Prefeitura de Cascavel, José Zonfrilli, basta informar o CPF ou CNPJ com o valor a ser doado, escolher a instituição a ser beneficiada e será abatido até 6% do seu imposto de renda.
“Conforme informações publicadas no site da Receita Federal, para os fundos de direitos da criança e do idoso e para os projetos aprovados segundo as leis de incentivo, o contribuinte pode doar e abater até 6% do seu imposto de renda devido”, afirma José Zonfrilli.
Esse é um caso específico, mas a escolha das instituições que estarão disponíveis para receber doações é feita pelo município.
Atualmente, diante das implicações causadas pela pandemia, muitas instituições estão precisando de apoio.
O município que usa o Atende.Net como sistema de gestão, pode disponibilizar essa funcionalidade.
Como ativar a funcionalidade na plataforma?
Para ativar o recurso no Portal do Cidadão, basta acessar as configurações da própria plataforma, pois a funcionalidade está disponível para todos os clientes.
Como funcionam as doações?
Ao especificar o valor que pretende doar, o sistema emite um boleto de pagamento, que é cadastrado no sistema e o doador recebe um tipo de desconto em algum dos impostos municipais.
Como o doador se certifica que a transação foi feita corretamente?
O município pode configurar o Portal do Cidadão para expor os relatórios contendo o total de doações recebidas.
Estes valores também devem estar disponíveis no Portal da Transparência.