Tecnologia na gestão pública: caminho para a eficiência* - IPM

Tecnologia na gestão pública: caminho para a eficiência*

Artigo
24 ago 2016

Gestores municipais precisam atender a demanda crescente com receitas cada vez menores. 

A arrecadação dos municípios catarinenses está em média 16% menor em relação ao ano passado. O levantamento feito com as principais administrações municipais de Santa Catarina leva em consideração os valores coletados por meio de impostos — o ICMS é o mais expressivo deles. Por outro lado, as despesas crescem em ritmo constante. A folha de pagamento, maior peso para muitos gestores municipais, chega a comprometer quase metade do orçamento de muitas cidades. E a situação não é exclusivamente catarinense: o quadro se repete pelas outras 26 unidades da federação.

Além do aumento de custos, a demanda por serviços de qualidade, eficiência administrativa, transparência e agilidade são cobranças frequentes dos cidadãos. A única saída é o gestor público municipal adotar a máxima vigente na iniciativa privada há muitos anos: fazer mais com menos. O caminho para isso passa necessariamente pela tecnologia. Sistemas que automatizam rotinas, diminuem retrabalhos e aproximam o poder público do cidadão já são adotados por muitas prefeituras. Em Santa Catarina, 201 dos 295 municípios têm algum tipo de iniciativa digital.

Entre as soluções para ajudar na busca pela produtividade estão os softwares em nuvem. São sistemas que estão disponíveis a partir de uma estrutura mais econômica a qualquer momento, com mais segurança. Baseados na tecnologia cloud computing, são usados para gerenciar o recolhimento de impostos como o ISSQN dos bancos e construção civil, além dos atendimentos das secretarias de saúde, vistorias sanitárias e outros processos comuns às cidades. Por não exigirem uma estrutura física mantida nas dependências das prefeituras e secretarias, ajudam a reduzir o gasto com manutenção e o risco de indisponibilidade das informações.

A centralização dos dados, possibilitada por alguns sistemas em nuvem, facilita o cruzamento e gerenciamento de tributos do município. No caso do Atende.Net – desenvolvido pela IPM Sistemas –, esse cruzamento é um dos grandes diferenciais. Um dos módulos do sistema oferece, por exemplo, o controle efetivo do setor bancário e das obras realizadas no município. Trata-se do ISSQN Bancos e Construção Civil, que permite a fiscalização e o recolhimento desses tributos. Uma tecnologia que propicia um incremento significativo para as prefeituras.

Outra ferramenta que pode auxiliar na redução de custos e na otimização dos processos de fiscalização é o IPM Vigilância. Com ele, podem ser organizadas vistorias aos estabelecimentos que precisam do Alvará Sanitário para funcionar. Por se tratar de uma tecnologia em nuvem, as rotinas podem ser feitas via tablet ou smartphones, eliminando o uso dos papéis. O IPM Saúde é outra ferramenta, que automatiza e torna eficiente os procedimentos das secretarias tão demandadas pelo cidadão. Os responsáveis podem ter os cadastros digitalizados e integrados a outros sistemas, como o IPM Social, que gerencia a distribuição de benefícios sociais à população.

Além destas, outras soluções desenvolvidas pela IPM Sistemas podem contribuir com o ganho de eficiência das cidades. Basta que a parceria entre tecnologia e gestão pública seja entendida como fundamental pelos gestores.

*por Aldo Mees, diretor-presidente da IPM Sistemas.

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