São Bento do Sul lança Nota Fiscal Premiada e Ouvidoria por App

São Bento do Sul lança Nota Fiscal Premiada e Ouvidoria por App

Arrecadação
09 dez 2021

A modernização digital iniciada em 2017 na Prefeitura de São Bento do Sul (SC) já resultou na qualificação de diversas rotinas, com oferta de várias facilidades aos cidadãos. Por exemplo, entre as últimas novidades estão a criação do programa Nota Fiscal Premiada e a oferta do serviço de Ouvidoria pelo celular. Inclusive, a Prefeitura acaba de renovar a parceria para uso da tecnologia de gestão pública nativa WEB desenvolvida pela IPM Sistemas.

Prêmio Nota Fiscal Premiada São Bento do Sul

Marco Evandro Rank (E) foi o ganhador do primeiro sorteio e participou da entrega simbólica no dia 2/12, no gabinete do prefeito Antonio Tomazini (D). Foto: PM São Bento do Sul (SC).

O programa Nota Fiscal Premiada foi implantado no fim de outubro de 2021, para incentivo da consciência fiscal e combate à sonegação – o que naturalmente resultará em ampliação de receita sem criação ou aumento de impostos. O primeiro sorteio ocorreu em 30 de novembro. O processo usa como base os números da extração federal e foi acompanhado por uma equipe de auditores, contendo quatro representantes da Prefeitura e um indicado pela Câmara de Vereadores.

Marco Evandro Rank foi o ganhador do prêmio de R$ 1 mil, participando da entrega simbólica realizada no gabinete do prefeito Antonio Tomazini em 2 de dezembro. 

“Recebi o telefonema no mesmo dia e fiquei muito feliz. É muito bom ganhar um dinheiro extra, ainda mais no final do ano. Já cadastrei novos cupons para concorrer aos outros sorteios e convido mais pessoas a participarem também”, disse Marco à equipe da Prefeitura.

Mais dois sorteios serão realizados no dia 20 de dezembro: um de R$ 1 mil e outro de R$ 5 mil. Conforme o prefeito Antonio Tomazini, a campanha Nota Fiscal Premiada visa fomentar a cidadania fiscal no município e a valorização da função socioeconômica do tributo.

“A campanha estimula quem adquire mercadorias, bens e serviços, a exigir do fornecedor a emissão de documento fiscal e, em contrapartida, auxilia a própria Prefeitura no sentido de reduzir a informalidade, a concorrência desleal e a sonegação fiscal, contribuindo para o incremento da arrecadação tributária”, destaca Tomazini em matéria no portal da Prefeitura.

Serviço de Ouvidoria agora na palma da mão dos são-bentenses

Outra facilidade recente implantada pela Prefeitura de São Bento do Sul diz respeito aos registros de demandas por parte da comunidade via Ouvidoria on-line. Agora, baixando o aplicativo Atende.Net em seu celular, os são-bentenses podem contatar o poder público acerca dos mais variados assuntos, entre eles, fazer registro de reclamação, elogio, sugestão e/ou solicitação.

“Com certeza, pelo Atende.Net, fica muito mais prático para o cidadão realizar as suas solicitações, além de ser fácil de utilizar pelo celular”, destaca Jonatha Mello, responsável pelo setor na Prefeitura.

Após realizado o registro da demanda, a equipe da Ouvidoria encaminha os pedidos aos órgãos competentes da Administração Municipal. O sistema também gera um número de protocolo para que o cidadão possa acompanhar o andamento de seu pedido. E, no caso de denúncias envolvendo irregularidades no município, o sistema proporciona sigilo absoluto ao denunciante. 

Confira quais são os canais da Ouvidoria de São Bento do Sul:

  • Telefone: (47) 3631-6004 e o 156
  • E-mail: ouvidoria@saobentodosul.sc.gov.br
  • Site: saobentodosul.atende.net Aba “Autoatendimento”
  • Aplicativo: Atende.Net disponível no Google Play e no Apple Store
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Cadastro único torna gestão municipal mais assertiva

O diretor do Departamento de Tecnologia e Informação da Prefeitura, Paulo Roberto Uhlig, salienta que houve um “grande avanço tecnológico” desde 2017, quando a parceria iniciou. 

“Desde então, sempre tendo em vista o atendimento ao cidadão, implantamos diversos serviços digitais. Dentre eles, toda a parte relacionada à tributação pode ser acessada de forma on-line, assim como a ouvidoria, processos digitais e licitações. Dessa maneira, não é mais necessário que o munícipe se desloque até a Prefeitura, basta acessar o aplicativo do próprio Atende.Net ou o site da Prefeitura para ter sua demanda atendida. Assim, incrementa-se de forma expressiva a agilidade do serviço público”, relata Uhlig. “Poderia citar dezenas de benefícios”, completa.

Uhlig salienta, ainda, que o sistema de plataforma com cadastro único da IPM, que é nativo WEB e não usa emuladores, fornece um ponto central para inserção de dados da gestão pública municipal.

“Com um único registro, torna-se mais fácil e assertivo extrair dados e buscar informações, bem como adequá-las, caso necessário, à LGPD”, explica Uhlig.

Outra grande vantagem dessa tecnologia 100% em nuvem é que, em tempos de pandemia, o trabalho remoto se tornou uma realidade também no município são-bentense. Conforme destaca o diretor de TI, sem o sistema WEB teria sido impossível realizar as atividades de forma satisfatória no período de isolamento.

“Nosso colaborador pode trabalhar em qualquer equipamento conectado à Internet e realizar suas atividades da mesma maneira que presencialmente. Com uso de assinaturas e trâmites digitais, além de custar apenas uma fração do tempo se comparadas a esses processos tradicionais em formato de papel e caneta, aceleram sua conclusão e reforçam o modelo de trabalho remoto”, enfatiza o diretor Uhlig.

Prefeitura comemora economia e prepara mais novidades

O diretor de TI da Prefeitura de São Bento do Sul também destaca que o sistema em nuvem trouxe significativa redução de custos operacionais, principalmente pelo fim da necessidade de um datacenter local para armazenamento do sistema. Além disso, tem ocorrido uma constante redução do uso de papel, com a implantação de um maior número de processos digitais, economizando com contratos de impressão.

“A necessidade anual de compra de computadores é significativamente decrescente. Como o Atende.Net é executado como um site comum de Internet, os recursos de máquina permanecem atualizados por um período temporal maior. Similarmente, a necessidade de upgrades de componentes internos, como memória, por exemplo, não é mais requerida como se fazia em período de uso de sistemas desktop. Com a economia, investimos em links de Internet mais velozes para todas secretarias do município e também na digitalização de documentos”, relata o diretor Paulo Roberto Uhlig.

E mais novidades estão chegando. Dessa vez, as áreas contempladas serão as de urbanismo, obras e posturas e gestão de documentos.

“Como próximos passos, será implantada uma completa modernização no setor de urbanismo. Nessa nova etapa, iniciaremos os trâmites digitais em todos procedimentos dos munícipes com aquele departamento, seja com plantas, alvarás ou afins. Assim, será possível acompanhar on-line toda a tratativa com a Prefeitura e todos ganham tempo. De igual maneira, será disponibilizada a Gestão Eletrônica de Documentos. Com essa nova funcionalidade, o arquivo morto, esse de forma física, deixará em breve de existir e qualquer documento novo já nascerá digital”, anuncia o diretor Uhlig.

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