IPTU Digital: smartphone ajuda prefeituras a reduzirem a inadimplência - IPM

IPTU Digital: smartphone ajuda prefeituras a reduzirem a inadimplência

Arrecadação
06 jun 2018

Aplicativo facilita a comunicação entre contribuintes e executivo e permite lembrar cidadão de pagar o imposto em dia, por meio de notificação push

Prefeituras de várias cidades brasileiras já podem contar com uma solução tecnológica para diminuir a inadimplência dos moradores sobre o recolhimento de uma das suas principais fontes de receita: o IPTU. Por meio do App Atende.Net, os cidadãos podem ser notificados sobre o vencimento do tributo por notificação push. A técnica é semelhante à usada nos aplicativos de mensagens instantâneas, que emitem um alerta sonoro e visual sempre que há uma informação importante a ser observada.

Para aderir à novidade, é fundamental que os gestores públicos criem e mantenham atualizadas as bases cadastrais com informações dos munícipes. Entre os dados importantes estão os números dos telefones celulares dos contribuintes, por meio dos quais as informações sobre os impostos serão enviadas. Além de estreitar o canal de comunicação com os cidadãos, dispor desses números é importante para acionar os moradores ou proprietários de imóveis na cidade em casos urgentes.

O aplicativo já funciona em diversas cidades do Brasil, como Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Integrado ao sistema de gestão da prefeitura, o App Atende.Net permite quitar ou parcelar o débito totalmente pela tela do celular, sem a necessidade de ter o carnê impresso em mãos.

Desenvolvido pela IPM Sistemas, ele é o primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão de prefeitura do Brasil. A opção de quitação de débitos com a prefeitura pelo celular é um diferencial para diminuir a burocracia da gestão pública, mas também tem apelo ecológico e econômico.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Aldo Luiz Mees, o IPTU Digital poderá extinguir os carnês físicos e os gastos com os Correios no futuro. Para se ter uma ideia, somente em 2017 foram emitidos 24 mil carnês do imposto de 2018. O próprio empresário, inclusive, testou o pagamento pelo app e aprovou a medida. “Esperamos que daqui para frente mais municípios ofereçam essa facilidade aos cidadãos”, diz.

Além de Rio do Sul, recentemente mais cidades aderiram à novidade como as prefeituras de Castro e Colombo, no Paraná, e Candelária no Rio Grande do Sul.

O App Atende Net está disponível gratuitamente para smartphones com sistema Android, na Google Play, e iOS, na Apple Store.

Sobre a IPM Sistemas

A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página