Logo Ipm Sistemas

Clientes IPM são destaque pelo retorno de tributos em qualidade de vida

  • Foto do Autor Por IPM
  • 22 ago, 2023
  • Tempo de leitura: 7 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:53
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • Clientes IPM são destaque pelo retorno de tributos em qualidade de vida

    Só em 2023, segundo dados do Impostômetro, a população brasileira já pagou mais de 1 trilhão e 900 bilhões de reais em impostos. Ao mesmo tempo, mais de 1 milhão de brasileiros aguardam na fila para procedimentos cirúrgicos eletivos, e mais de 2,5 milhões de crianças estão fora das creches por falta de vagas. Ou seja, a população brasileira vive uma situação de contrastes, em que paga muito em impostos, mas cobra, com razão, pelo retorno desses tributos. E nisso, alguns municípios brasileiros são destaque, com quatro clientes IPM premiados pelo retorno de tributos em qualidade de vida.
    O Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM) é um indicador que traz luz a essa temática, e mede em tempo real a transformação dos tributos pagos pelos cidadãos em investimentos em Saúde e Educação. O estudo, conduzido pela Assertif, consultoria especializada na mineração de créditos tributários, monitora continuamente os tributos pagos e investimentos realizados, e reconhece os municípios que tem, de fato, investido na qualidade de vida da população. Considerando os 6 primeiros meses de 2023, são quatro os clientes IPM premiados pelo retorno de tributos em qualidade de vida:

    Confira a posição de destaque nacional ocupada pelos clientes IPM

    • Cascavel, 13ª posição nacional, 3ª no Sul, 3ª no PR
    • Gravataí, 68ª posição nacional, 13ª no Sul, 4ª no RS
    • Sumaré, 12ª posição nacional, 10ª no Sudeste, 8ª em SP
    • Praia Grande, 70ª posição nacional
    O IRTM utiliza uma metodologia exclusiva desenvolvida para analisar e evidenciar as cidades que melhor sabem aplicar os recursos que recebem, seja por tributação direta ou transferências de outros entes federativos. A organização do ranking entende que a melhora da qualidade de vida, mensurada pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), só pode acontecer nas cidades. É nelas que ficam as escolas, postos de saúde, hospitais, e demais serviços e estruturas necessárias para assegurar a dignidade humana.
    Dessa forma, há duas partes consideradas na elaboração do índice: custo (impostos arrecadados), e retorno (benefícios e investimento em qualidade de vida). A mensuração do custo é mais simples e direta, e considera a receita de arrecadação da cidade (que inclui tributos locais e repasses) em relação ao PIB. Para calcular o retorno, a métrica utilizada é o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que é definido para cada uma das 100 maiores cidades do Brasil.
    O resultado dessa análise é divulgada em tempo real no site do Retornômetro.

    O que as premiadas fazem de diferente?

    Para alcançar índices de destaque e ser premiado no retorno dos tributos municipais, é fundamental fomentar boas práticas de gestão. A jornada de transformação e evolução da administração municipal passa por tecnologia, processos, e pessoas, de forma integrada e com foco no impacto final na população.
    Assim, os municípios que desejam ter um melhor índice de retorno ao tributo municipal precisam focar em duas frentes: aumentar a arrecadação, e proporcionar melhores investimentos em saúde e educação.

    Gravataí aumentou em 332% sua receita

    Na última década, Gravataí, no Rio Grande do Sul, aumentou em 332% sua receita, e hoje comemora o 4º lugar no estado em retorno ao tributo municipal. O segredo tem sido o foco na transformação gerada pelos impostos, e na utilização de tecnologias mais eficientes para uma gestão 360º e integrada.
    O Secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Gravataí (RS), Davi Severgnini, comemora a conquista.
    “Recebemos com alegria, como a confirmação de que nossa estratégia está certa”, salienta. “Desde 2013, temos a convicção de que devemos orientar nossos investimentos a partir da taxa de retorno que gerem, seja este tributário ou em nível de solução social. Desde lá, a receita tributária praticamente triplicou e passou de 13% para 22% da RCL em 2020, enquanto a própria RCL cresceu outros 86%”, destaca Severgnini.

    Cascavel impulsiona arrecadação e atendimento à população

    Em Cascavel, no Paraná, a história não é diferente: o foco na evolução tecnológica tem levado a resultados que colocam o município em destaque nacional. Em 2017, o município implantou o Atende.Net, sistema único de gestão em cloud, e vivenciou um avanço de referência em sua modernização.
    Desde então, Cascavel teve um salto de 88% em sua receita, o que é fruto do investimento em uma plataforma única e gestão eficiente. Através do cadastro único dos dados e indicadores em tempo real, é possível gerenciar a arrecadação municipal com mais inteligência e assertividade.
    Além da utilização da tecnologia e melhores processos para aumentar a arrecadação, o foco tem sido na melhoria do atendimento à população, um marco das cidades premiadas. A implantação de processos digitais e automações via workflow reduz o uso de papel e garante mais agilidade, ao passo em que o uso do aplicativo para acesso aos serviços públicos, inclusive a Ouvidoria, democratiza e facilita o acesso aos serviços essenciais.
    Para tudo isso ser possível, foi preciso investir em tecnologia, conforme destaca o prefeito Leonaldo Paranhos:
    “Implantamos o sistema da IPM, que possibilitou, sem aumentar impostos ou alíquotas, chegarmos a arrecadar 54% a mais. Inclusive, fizemos uma nova licitação, e mesmo assim tivemos economia. Então tenho satisfação de ter hoje uma ferramenta que nos dá a condição de estarmos aí, nesse ranking importante desse conceito do retorno dos impostos municipais”, finaliza Paranhos.

    Atende.Net impulsiona gestões mais eficientes

    O ecossistema completo de gestão da IPM, o Atende.Net da IPM, tem sido o grande motor da modernização dos municípios brasileiros. Através de um sistema único de gestão em cloud nativa, os gestores conseguem ter uma visão 360º da cidade e diferentes áreas da administração, com cadastro único de dados e automação de rotinas.
    Dessa forma, é possível analisar e integrar informações de todas as secretarias, aumentando a arrecadação com inteligência fiscal, e tomando decisões mais assertivas com análise de dados e inteligência artificial. Ou seja, é tecnologia que trabalha em prol da melhoria da gestão, revertida em mais qualidade de vida para a população.
    A conquista dos primeiros lugares em premiações e rankings como o Índice de Retorno ao Tributo Municipal não são novidade, e destacam um compromisso mais amplo com a utilização de tecnologia de ponta para construir uma nova era da gestão pública. Esse é o trabalho feito pela IPM, e que segue transformando o futuro de cidades e pessoas pelo Brasil.
    Todas essas inovações e conquistas também podem ser realidade em seu município.

    Clique aqui e converse com nosso time de especialistas!

    Leia também:

    Índice CFA 2023: cliente IPM tem melhor governança do País e outros 18 são destaque

    Guaíra é o 1º município brasileiro com pagamento de tributos com cartão de crédito integrado

    Estrela, Horizontina e Parobé são destaque em prêmio de governança no RS

     

    Leia mais notícias

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada