Clientes IPM são destaque pelo retorno de tributos

Clientes IPM são destaque pelo retorno de tributos em qualidade de vida

Arrecadação
22 ago 2023

Clientes IPM são destaque pelo retorno de tributos em qualidade de vida

Só em 2023, segundo dados do Impostômetro, a população brasileira já pagou mais de 1 trilhão e 900 bilhões de reais em impostos. Ao mesmo tempo, mais de 1 milhão de brasileiros aguardam na fila para procedimentos cirúrgicos eletivos, e mais de 2,5 milhões de crianças estão fora das creches por falta de vagas. Ou seja, a população brasileira vive uma situação de contrastes, em que paga muito em impostos, mas cobra, com razão, pelo retorno desses tributos. E nisso, alguns municípios brasileiros são destaque, com quatro clientes IPM premiados pelo retorno de tributos em qualidade de vida.
O Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM) é um indicador que traz luz a essa temática, e mede em tempo real a transformação dos tributos pagos pelos cidadãos em investimentos em Saúde e Educação. O estudo, conduzido pela Assertif, consultoria especializada na mineração de créditos tributários, monitora continuamente os tributos pagos e investimentos realizados, e reconhece os municípios que tem, de fato, investido na qualidade de vida da população. Considerando os 6 primeiros meses de 2023, são quatro os clientes IPM premiados pelo retorno de tributos em qualidade de vida:

Confira a posição de destaque nacional ocupada pelos clientes IPM

  • Cascavel, 13ª posição nacional, 3ª no Sul, 3ª no PR
  • Gravataí, 68ª posição nacional, 13ª no Sul, 4ª no RS
  • Sumaré, 12ª posição nacional, 10ª no Sudeste, 8ª em SP
  • Praia Grande, 70ª posição nacional
O IRTM utiliza uma metodologia exclusiva desenvolvida para analisar e evidenciar as cidades que melhor sabem aplicar os recursos que recebem, seja por tributação direta ou transferências de outros entes federativos. A organização do ranking entende que a melhora da qualidade de vida, mensurada pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), só pode acontecer nas cidades. É nelas que ficam as escolas, postos de saúde, hospitais, e demais serviços e estruturas necessárias para assegurar a dignidade humana.
Dessa forma, há duas partes consideradas na elaboração do índice: custo (impostos arrecadados), e retorno (benefícios e investimento em qualidade de vida). A mensuração do custo é mais simples e direta, e considera a receita de arrecadação da cidade (que inclui tributos locais e repasses) em relação ao PIB. Para calcular o retorno, a métrica utilizada é o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que é definido para cada uma das 100 maiores cidades do Brasil.
O resultado dessa análise é divulgada em tempo real no site do Retornômetro.

O que as premiadas fazem de diferente?

Para alcançar índices de destaque e ser premiado no retorno dos tributos municipais, é fundamental fomentar boas práticas de gestão. A jornada de transformação e evolução da administração municipal passa por tecnologia, processos, e pessoas, de forma integrada e com foco no impacto final na população.
Assim, os municípios que desejam ter um melhor índice de retorno ao tributo municipal precisam focar em duas frentes: aumentar a arrecadação, e proporcionar melhores investimentos em saúde e educação.

Gravataí aumentou em 332% sua receita

Na última década, Gravataí, no Rio Grande do Sul, aumentou em 332% sua receita, e hoje comemora o 4º lugar no estado em retorno ao tributo municipal. O segredo tem sido o foco na transformação gerada pelos impostos, e na utilização de tecnologias mais eficientes para uma gestão 360º e integrada.
O Secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Gravataí (RS), Davi Severgnini, comemora a conquista.
“Recebemos com alegria, como a confirmação de que nossa estratégia está certa”, salienta. “Desde 2013, temos a convicção de que devemos orientar nossos investimentos a partir da taxa de retorno que gerem, seja este tributário ou em nível de solução social. Desde lá, a receita tributária praticamente triplicou e passou de 13% para 22% da RCL em 2020, enquanto a própria RCL cresceu outros 86%”, destaca Severgnini.

Cascavel impulsiona arrecadação e atendimento à população

Em Cascavel, no Paraná, a história não é diferente: o foco na evolução tecnológica tem levado a resultados que colocam o município em destaque nacional. Em 2017, o município implantou o Atende.Net, sistema único de gestão em cloud, e vivenciou um avanço de referência em sua modernização.
Desde então, Cascavel teve um salto de 88% em sua receita, o que é fruto do investimento em uma plataforma única e gestão eficiente. Através do cadastro único dos dados e indicadores em tempo real, é possível gerenciar a arrecadação municipal com mais inteligência e assertividade.
Além da utilização da tecnologia e melhores processos para aumentar a arrecadação, o foco tem sido na melhoria do atendimento à população, um marco das cidades premiadas. A implantação de processos digitais e automações via workflow reduz o uso de papel e garante mais agilidade, ao passo em que o uso do aplicativo para acesso aos serviços públicos, inclusive a Ouvidoria, democratiza e facilita o acesso aos serviços essenciais.
Para tudo isso ser possível, foi preciso investir em tecnologia, conforme destaca o prefeito Leonaldo Paranhos:
“Implantamos o sistema da IPM, que possibilitou, sem aumentar impostos ou alíquotas, chegarmos a arrecadar 54% a mais. Inclusive, fizemos uma nova licitação, e mesmo assim tivemos economia. Então tenho satisfação de ter hoje uma ferramenta que nos dá a condição de estarmos aí, nesse ranking importante desse conceito do retorno dos impostos municipais”, finaliza Paranhos.

Atende.Net impulsiona gestões mais eficientes

O ecossistema completo de gestão da IPM, o Atende.Net da IPM, tem sido o grande motor da modernização dos municípios brasileiros. Através de um sistema único de gestão em cloud nativa, os gestores conseguem ter uma visão 360º da cidade e diferentes áreas da administração, com cadastro único de dados e automação de rotinas.
Dessa forma, é possível analisar e integrar informações de todas as secretarias, aumentando a arrecadação com inteligência fiscal, e tomando decisões mais assertivas com análise de dados e inteligência artificial. Ou seja, é tecnologia que trabalha em prol da melhoria da gestão, revertida em mais qualidade de vida para a população.
A conquista dos primeiros lugares em premiações e rankings como o Índice de Retorno ao Tributo Municipal não são novidade, e destacam um compromisso mais amplo com a utilização de tecnologia de ponta para construir uma nova era da gestão pública. Esse é o trabalho feito pela IPM, e que segue transformando o futuro de cidades e pessoas pelo Brasil.
Todas essas inovações e conquistas também podem ser realidade em seu município.

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