Carambeí (PR) qualifica atendimento e aumenta arrecadação de IPTU com sistema IPM

Carambeí (PR) qualifica atendimento e aumenta arrecadação de IPTU com o sistema IPM

Arrecadação
16 ago 2021

A Prefeitura de Carambeí (PR), município com cerca de 24 mil habitantes, comemora as facilidades que a tecnologia tem proporcionado à gestão pública municipal. Além de qualificar o atendimento à população, também viu aumentar a arrecadação do IPTU com uso do sistema desenvolvido pela IPM Sistemas.

O processo de modernização digital da administração pública carambiense iniciou em 2019. Desde então, muita coisa mudou com os trâmites internos mais ágeis e menos burocráticos. A principal vantagem é o acesso ao sistema de qualquer lugar, conforme Edson Rodrigo de Moura, diretor de Informática da Prefeitura de Carambeí.

De acordo com Edson, o sistema anterior utilizava tecnologia desktop, ou seja, não estava na WEB. Então surgiu a necessidade de fazer a contratação de um sistema 100% em nuvem, o que ocorreu em 2019 com o software Atende.Net, da IPM. 

“Para a nossa área técnica de tecnologia foi um avanço grande. Não tem mais a perda de tempo de fazer atualizações, backup. Outra facilidade é a questão da acessibilidade. Hoje, a gente consegue fazer tudo remoto, tanto no dispositivo móvel, celular, tablet. Com a pandemia, muitos setores tiveram que deixar os departamentos e ficar em home office. Então já facilitou muito, porque eles conseguem acessar o sistema do mesmo jeito”, salienta Edson. 

 

> Vídeo: veja entrevista com equipe da Prefeitura de Carambeí

 

Plataforma única garante visão completa dos dados

O sistema de gestão pública da IPM é desenvolvido com tecnologia de ponta com cadastro único e 100% em nuvem. Portanto, as Prefeituras podem realizar 100% dos procedimentos digitalmente, com acesso 24h por dia, a partir de dispositivos com Internet. Ou seja, procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, e muitos outros, podem ser tramitados e também assinados virtualmente, sem uso de papel. 

Como resultado de usar uma base de dados única, centralizada e compartilhada, as informações dos setores “conversam entre si”, permitindo cruzar dados e gerar indicadores em tempo real. Essa facilidade amplia a visão da administração municipal, qualificando a tomada de decisão. Em resumo, garante uma gestão dos recursos públicos mais eficiente, de forma transparente e econômica.

 

Cidadão ganha com facilidade de acesso a serviços

Toda essa tecnologia também possibilita oferecer diversos serviços aos cidadãos com acesso remoto, ou seja, sem que ele precise ir pessoalmente até a Prefeitura. Com o módulo de Autoatendimento, a população carambiense ganhou facilidade e agilidade para acessar vários serviços, sem filas.

Por exemplo, entre os benefícios estão acessar informações sobre licitações, abrir protocolos na Ouvidoria, emitir guias de IPTU ou relativas a ISS/Alvará, retirar certidão negativa de débito, solicitar Alvará para abertura de empresa, entre vários outros serviços públicos.

“Procedimento que antes eles tinham que vir até a Prefeitura, se deslocar, para solicitar, como emissão de IPTU, agora já conseguem fazer direto no site, através do Autoatendimento”, destaca o diretor Edson.

 

Modernização digital aumenta arrecadação do IPTU

Com tanta facilidade para se autoatender pela Internet, a ida dos munícipes até a Prefeitura de Carambeí para retirar o carnê do IPTU caiu consideravelmente. 

“Acredito que reduziu já de 20% a 30%”, salienta o secretário de Finanças, Olivir Pereira de Paula. Ele destaca que a maioria hoje prefere utilizar a Internet. “O cidadão entra no sistema, imprime e já paga. Não precisa vir aqui. Já não depende muito da gente estar distribuindo os carnês”, acrescenta Olivir.

Por consequência disso, vem outra vantagem relatada pelo secretário: a gestão municipal conseguiu realocar a equipe que ficava no atendimento para outras funções. Então, ao mesmo tempo que comemora a queda da quantidade de pessoas tendo de ir até a Prefeitura, o secretário percebe maior disposição para o pagamento, incentivado pela facilidade de acesso.

“A arrecadação do IPTU melhorou bastante. Eu acredito que vamos ter um aumento de praticamente 50% do faturamento do nosso IPTU neste ano de 2021”, comemora o secretário Olivir.

 

Agilidade e redução de papel com processos digitais

O uso da tecnologia de computação em nuvem, ou cloud computing,  também resulta em economia aos cofres públicos. Afinal, ela “aposenta” servidores de banco de dados e o Centro de Processamento de Dados (CPD) dentro da Prefeitura. Ainda, elimina a necessidade de contratação de softwares básicos e aplicativos, bem como cabeamentos estruturados e manutenções. Além disso, gera economia com material de escritório, impressões e Correios.

Isto é: com a realização dos procedimentos de forma digital, economiza-se tempo e dinheiro. Por exemplo, fica muito mais fácil localizar e acessar processos, como explica o diretor de Informática da Prefeitura de Carambeí.

“O módulo de processo digital é muito bom. A gente já está usando bastante. A própria população está usando também para abrir os seus requerimentos, seus protocolos, tudo através da Internet. O sistema informa todos os passos para o requerente. E a gente conseguiu reduzir bastante a questão de papel e de perdas. Hoje você consegue rastrear tudo exatamente onde que está”, salienta Edson.

O contador geral da Prefeitura, Nelson Crist, também está satisfeito com a nova realidade da gestão pública municipal carambiense.

“Hoje nós temos uma gama muito grande de facilidades e uma redução expressivamente pontual no sentido dos gastos com material de consumo, no caso papel. A gente não precisa mais disso. Por exemplo, aqui na Contabilidade, as mesas estão limpas”, salienta Nelson. “Eu não adotaria outro sistema se fosse o gestor, porque eu, como estou na área há quase 50 anos, vejo o quão bom é o resultado desse sistema da IPM”, finaliza.

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos

 

LEIA TAMBÉM:

> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Cascavel (PR) moderniza atendimento da Ouvidoria com App da IPM

> Paranaguá (PR) lança Nota Parnanguara com tecnologia IPM

> Conciliação bancária na gestão pública: Marechal Cândido Rondon (PR) ganha agilidade

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página