Os aplicativos mobile surgiram como forma de facilitar o dia a dia das pessoas. Neste segmento destacam-se os apps para prefeituras, como é o caso do App Atende.net, utilizado para a realização de diversos serviços sem que o cidadão precise sair de casa, já que tudo pode ser feito diretamente pelo smartphone. Neste mês, a ferramenta desenvolvida pela IPM passou por atualização para melhorar o acesso de um público específico que também interage diariamente com os municípios: os deficientes visuais.
Para entender melhor: quem é cego ou possui baixa visão precisa habilitar a função de assistente de voz em seu smartphone. “Em alguns casos, algumas funções do app estavam sendo lidas apenas em inglês, o que dificultava o acesso de quem não tem facilidade com esse idioma. Agora, com a versão atualizada, é possível habilitar a função de assistente de voz e o aplicativo da prefeitura irá realizar a leitura em português. Também fizemos melhorias para que essa leitura seja melhor entendida pelo usuário que não consegue visualizar os botões e funções disponíveis”, descreve Taimara Tonolli, analista de qualidade da IPM Sistemas.
A iniciativa contou com o apoio da servidora municipal Patricia Lisboa, que possui deficiência visual e é presidente da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Gravataí (ADVA). Foi ela quem relatou à empresa as dificuldades no uso do app de autoatendimento, adquirido pela prefeitura há cerca de um ano, e contribuiu com as melhorias.
“Uma pessoa com deficiência visual enfrenta diversas barreiras para ir até a prefeitura. Tem a questão do transporte, das calçadas, do comportamento das outras pessoas, as dificuldades no atendimento e até na hora de pegar uma senha. Queremos ter os mesmos direitos de realizar atividades simples no conforto de casa, como verificar a guia do IPTU ou abrir protocolo através do celular, como qualquer pessoa sem deficiência já consegue fazer”, explica.
Agora, além de beneficiar o cidadão, as mudanças no app de autoatendimento também vão ajudar os servidores públicos com deficiência visual na rotina de trabalho, como é o caso da Patricia. “Com o aplicativo mais acessível eu consigo acompanhar processos digitais, ver meu contra-cheque, fazer um número de serviços que antes eu não tinha acesso, que os meus colegas tinham que fazer pra mim”, comenta.
O App Atende.Net foi o primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão municipal lançado no Brasil e pode ser acessado nos principais sistemas operacionais, como iOS e Android.

O coordenador de Atendimento da IPM, Rodrigo Vaz dos Santos, a servidora Patricia Lisboa e o assessor de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência de Gravataí, Bruno Peixoto. Foto: Douglas Glier Schütz (Divulgação/Prefeitura de Gravataí).
A sua prefeitura ainda não possui um sistema de gestão Atende.net ou o app mobile de autoatendimento? Solicite uma demonstração da nossa equipe pelo e-mail comercial@ipm.com.br.