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Uso de serviços digitais no setor público mais do que dobrou em 2020

  • Foto do Autor Por IPM
  • 29 jan, 2021
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:51
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  • O número de processos digitais abertos via portal ou aplicativo em prefeituras que usam o sistema Atende.Net mais do que dobrou ao longo do último ano. De acordo com dados coletados, o crescimento foi de 255%. O total de novos usuários na plataforma aumentou 33,6%. A análise mostra ainda que os brasileiros aderiram de forma intensa aos serviços digitais desde o mês de março, quando a pandemia atingiu o país.
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    Por conta das novas ferramentas adotadas pelos municípios, as pessoas estão se habituando com o envio on-line de arquivos.

     

    Desenvolvido pela empresa IPM Sistemas, de Florianópolis, o Atende.Net é um software de gestão pública orientado a processos, com tecnologia em nuvem e funcionalidades que contribuem para a otimização e transparência das rotinas administrativas, e para o aumento da arrecadação dos municípios.

    Os dados, referentes a cidades que usam o sistema nos três estados do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais, mostram que em abril de 2019 houve 3 milhões de acessos a serviços públicos via autoatendimento ou aplicativo. Um ano depois foram 3,7 milhões de acessos.

    A quantidade de acessos a serviços de autoatendimento e aplicativos das prefeituras também aumentou durante o ano, e nos últimos quatro meses de 2020 os acessos se mantiveram em média 30% superiores em relação ao mesmo período no ano passado. Em vez de resolver processos burocráticos de maneira presencial, os brasileiros mostraram uma preferência crescente em interagir com serviços públicos através do computador ou aplicativo mobile.

    Por conta das novas ferramentas adotadas pelos municípios, as pessoas estão se habituando com o envio on-line de arquivos. Esse efeito é comprovado pelos dados do Atende.Net, que mostra que o registro de documentos digitais teve um incremento de cerca de 108% apenas no mês de novembro. No total, houve um crescimento de 206% no volume de dados armazenados pelos municípios e cidadãos em nuvem em 2020.

    A praticidade de serviços digitais oferecidos na administração municipal beneficiou também os servidores das prefeituras. Um exemplo da facilitação desses serviços é o aumento das notificações push aos usuários do Atende.Net. Segundo os dados de 2020, as prefeituras dobraram o uso da ferramenta no último ano, com o poder de notificar instantaneamente os contribuintes sobre status de processos ou outros tópicos importantes da gestão. Já o uso de assinaturas digitais cresceu incríveis 268% de 2019 para 2020 – um total de 1.229.030 assinaturas no ano passado contra 333.612 no ano retrasado.

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