Timbó: sistema em nuvem é ponto-chave para qualidade da gestão pública

Timbó: sistema em nuvem é ponto-chave para a qualidade da gestão pública

Administração Geral
25 mar 2021

ATUALIZADO EM 17/04/2023  |   A pandemia de covid-19 tem imposto diversas limitações aos prestadores de serviço em geral e aos cidadãos, que acabam impedidos de acessar entidades e departamentos públicos. Sem dúvida, um grande desafio para as Prefeituras. Menos para as que contam com tecnologia em nuvem, que permite o acesso a qualquer hora e lugar. É o caso de Timbó (SC), no Vale do Itajaí, que comemora destaque nacional pela qualidade da gestão pública.

O município está muito bem posicionado. Por exemplo, conquistou o 1º lugar Nacional no Prêmio Cidade Excelente – IGMA Geral em dois anos seguidos, 2021 e 2022, troféu que é entregue ao município com as melhores notas em todos os pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, o “Oscar da Gestão Pública”. Também ficou em 1º lugar Nacional Pequeno Porte no Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022, realizado pela Austin Rating e Revista IstoÉ (Editora Três).  Além disso, foi destaque Boa Gestão no Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF 2021, e 4º lugar estadual no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2021.

O levantamento é do Conselho Federal de Administração (CFA) e considera oito grupos. Com cerca de 45 mil habitantes, Timbó está no grupo 4, que é formado por 551 municípios na faixa de 20.001 a 50.000 habitantes. A secretária da Fazenda e Administração de Timbó, Maria Angélica Faggiani, comemora o destaque. De acordo com ela, a qualidade da gestão pública e seus bons resultados vêm da tomada de decisão baseada em dados, com relatórios emitidos em tempo real.

“Timbó é destaque, mais uma vez, como uma grande empresa pública na questão da gestão, do zelo, da transparência e da responsabilidade”, comemora. “E todas essas informações que a gente gerencia e administra estão dentro de um sistema, que é o da IPM, que nos possibilita ter vários dados para tomada de decisão em tempo real”, completa.

Para realizar o levantamento, o Conselho Federal de Administração (CFA) analisa diferentes áreas. Entre elas, finanças, gestão e desempenho em saúde, educação, saneamento, meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, recursos humanos e planejamento, entre outras. Dessa forma, gera fonte de dados que auxilia gestores públicos a entender quais são as oportunidades possíveis de melhorias em seus municípios. 

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Tecnologia da IPM permite gestão qualificada e ágil

Timbó (SC) oferece atualmente 506 serviços para autoatendimento on-line. De 2021 para 2022, essa modalidade cresceu 26%. Se forem comparados os dados de 2020 em relação a 2022, o salto é de 135% no total de acessos a serviços municipais pela Internet, indo de 280 mil/ano para 656 mil/ano. Um número expressivo para um Município de 45,7 mil habitantes. Conforme a secretária Maria Angélica Faggiani, contar com um sistema 100% em nuvem é o que resulta no sucesso da gestão e no ótimo posicionamento no levantamento do CFA.

“Nesse momento de pandemia, que desde 2020 a gente vem sendo assolado com tantos problemas, com tantas crises econômicas, o estado, a nação e o mundo como um todo, a gente notou claramente que o sistema web foi o ponto-chave”, avalia. “Se a gente não tivesse o sistema web, como que as pessoas iriam fazer, já que temos de trabalhar com todas as medidas de segurança, principalmente o isolamento social, o não aglomero de pessoas”, reflete a secretária.

Maria Angélica salienta que as pessoas precisaram se reinventar. “Hoje tudo é tecnologia, e as pessoas viram que temos um sistema muito bom disponível, que elas podem gerar, em casa, o seu carnê de IPTU, de ISS, que podem solicitar abertura de empresas pelo sistema”, enumera.

Ainda conforme a secretária, o software em nuvem permitiu reduzir significativamente o movimento interno na Prefeitura, o que é muito importante para o isolamento social. “E isso só é possível porque disponibilizamos um sistema web que passa por transformações constantes. A cada ano, a gente consegue agregar novos serviços, novas ferramentas para facilitar a vida dos contribuintes, deixando mais transparentes as transformações públicas”, salienta.

Plataforma única oferece visão geral na palma da mão e sem papel

Os órgãos públicos que possuem o Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, contam com uma plataforma única de gestão 100% em nuvem. Ou seja, uma solução tecnológica que permite todos os departamentos terem acesso a uma mesma tela, o que aumenta o controle e elimina duplicações de dados. Dessa forma, o processo interno de gestão fica organizado, oferecendo agilidade, confiabilidade e transparência. O resultado é a qualidade da gestão pública.

Com o software da IPM, por exemplo, as Prefeituras fazem sua contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos, tudo de forma rápida e sem uso de papel. Além disso, conseguem fazer o cruzamento de vários dados em tempo real, gerando gráficos otimizados, de forma rápida e simples, facilitando a tomada de decisão. 

Tudo de forma digital. Por ser 100% em nuvem, a solução de gestão desenvolvida pela IPM pode ser acessada de qualquer dispositivo com acesso à internet, 24h por dia. Em outras palavras: elimina a necessidade de servidores de banco de dados e de aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e cabeamentos estruturados, o que resulta em economia financeira.

> Vídeo: Confira as mudanças na gestão de Timbó com software em nuvem

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