Tecnologia na gestão pública: Prefeitura de Pinhais lança aplicativo

Tecnologia na gestão pública: Prefeitura de Pinhais lança aplicativo para facilitar acesso a serviços

Administração Geral
22 jun 2021

A Prefeitura de Pinhais (PR) implantou mais uma ação da gestão pública para facilitar o atendimento dos cidadãos: o aplicativo Atende.Net. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços ofertados, com agilidade e sem deslocamentos. Ou seja, com menos burocracia, sem papel e sem filas.

“A Prefeitura está sempre buscando modernizar a gestão. O aplicativo Atende.Net é mais uma facilidade para a nossa população que, principalmente nesse tempo de pandemia, não precisa sair de casa para acessar os serviços municipais”, destaca a prefeita de Pinhais, Marli Paulino.

O secretário de Administração do município, Vinicius de Oliveira Martins, salienta também o maior uso da tecnologia. “Os aplicativos, cada vez mais, fazem parte da rotina das pessoas, principalmente neste momento crítico e desafiador em meio a uma pandemia”, aponta.

“Com o App Atende.Net, a Prefeitura se aproxima de forma segura e dinâmica da população, interagindo de forma rápida e eficiente, trazendo o acesso aos serviços e funcionalidades disponíveis na palma da mão do cidadão/contribuinte”, completa o secretário Vinicius.

A administração municipal salienta que, por meio do aplicativo, é possível pedir reparos em vias públicas e trocas de lâmpadas ou registrar e acompanhar processos, por exemplo. Assim como também acessar guias de recolhimento de taxas e impostos para pagamento, como o IPTU.

Além disso, o App Atende.Net disponibiliza serviços relacionados à construção civil e ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, dá acesso às notícias divulgadas pela Prefeitura. 

Veja como fazer para utilizar o aplicativo Atende.Net

Primeiramente, baixe o App:

  • Pelo computador: basta acessar o site da Prefeitura de Pinhais e descer até o fim da página para baixar o aplicativo.
  • No celular: baixe o aplicativo Atende.Net disponível para iOS (na Apple Store) ou Android (loja da Google Play).

Em seguida, faça o cadastro:

  • Depois de baixar, abra o aplicativo e solicite o acesso. Preencha todas as informações necessárias e confirme o cadastro. Então acesse seu e-mail e confirme a realização da solicitação de acesso, depois aguarde a liberação do município. Você receberá uma notificação informando a liberação do acesso. 
  • Por fim, faça o login com seu CPF e senha. Pronto, comece a utilizar o aplicativo.

Importante:

  • O munícipe que já possuir cadastro no login único do portal Gov.br pode fazer o acesso direto, pois a liberação será automática.

 

Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

Tecnologia garante visão geral da gestão municipal

O software e o aplicativo Atende.Net são desenvolvidos pela IPM Sistemas, que fornece o sistema de gestão pública da Prefeitura de Pinhais. Além de ser 100% em nuvem, é uma plataforma única, gerando visão ampla da gestão. Da mesma forma, possibilita acesso em qualquer dia e horário, a partir de dispositivos com Internet. Essas características facilitam e agilizam o trabalho dos Servidores públicos.

Por exemplo, o sistema tem mais de 50 indicadores que permitem qualificar a gestão pública. Entre eles, estão: comparativo entre receita e despesa; comparativo entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; índices de inadimplência; principais receitas do município; entre muitos outros.

O software também possibilita aumentar a arrecadação municipal sem criar impostos. Isso é possível pelo maior controle da cobrança de IPTU, ISS, ITBI e taxas, por exemplo. Bem como oferece diversas funcionalidades para fiscalização de tributos, como emissão de NFS-e, Nota Fiscal Premiada e ISSQN Bancos, que também se revertem em mais arrecadação.

 

Prefeitura de Pinhais soma boas práticas de gestão

A oferta do aplicativo Atende.Net é mais uma ação de qualificação da gestão pública da Prefeitura de Pinhais. O município de aproximadamente 133 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE, fica na região Metropolitana de Curitiba (PR).

E apresenta números de destaque. Por exemplo, tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,751, de acordo com a última atualização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador varia de zero a um, e considera o progresso em três dimensões: renda, educação e saúde. Ter uma pontuação acima de 0,7 é destaque.

Também ficou bem classificado no último índice de governança municipal divulgado pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Pinhais aparece em 6° lugar no grupo 8 no estado do Paraná. Considerando o ranking nacional, ficou em 45° dentre 163 municípios do mesmo grupo.

Pinhais também tem um ótimo índice de esgotamento sanitário adequado: 93,8%, segundo dados do IBGE. Além disso, conta com um PIB per capita de R$ 44.773,58. Como comparativo, pode-se citar o da capital, Curitiba, que é de R$ 45.458,29.

 

Vídeo: confira 5 passos para ter uma Cidade Inteligente

 

LEIA TAMBÉM:

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

> Prefeitura de Lapa (PR) implanta pagamento de tributos via PIX

> Panambi (RS) vira referência em gestão pública com uso de tecnologia

> Nova rotina do Atende.Net localiza MEIs registrados após a Resolução CGSIM 59/2020 em Indaial (SC)

> 6 vantagens de um sistema de gestão pública com cadastro único

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página