Prefeitura de Santa Helena (PR) automatiza processos com sistema IPM

Prefeitura de Santa Helena (PR) automatiza processos e cria Nota Fiscal Premiada com sistema IPM

Administração Geral
08 set 2021

Muitas rotinas mudaram desde 2013 na Prefeitura de Santa Helena (PR), município do Oeste paranaense com 27 mil habitantes. A adoção da tecnologia de plataforma única e 100% em nuvem para gestão pública da IPM Sistemas possibilitou automatizar processos, oferecer autoatendimento aos munícipes e implantar o programa de Nota Fiscal Premiada, por exemplo.

A equipe administrativa santa-helenense destaca vantagens de se trabalhar com um cadastro único de dados, que permite os diversos departamentos acessarem as mesmas informações, em tempo real. O sistema Atende.Net utiliza tecnologia de última geração, agiliza os processos e qualifica o atendimento aos cidadãos, além de facilitar a rotina dos Servidores públicos e eficientizar a gestão como um todo.

“Nós utilizamos os sistemas da IPM para fazer toda a parte de ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), desde contábil, tributos, RH, até mesmo a área da saúde e assistência social. Todas hoje usam o sistema único da IPM que, para nós, tem apresentado uma série de vantagens”, destaca o diretor de TI da Prefeitura, Sidney Pagel.

O auditor fiscal Almir Jorge Rohl salienta que o cadastro único foi uma grande novidade, que facilitou muito a rotina administrativa.

“Antes, existia um cadastro no tributário, um no compras, um na contabilidade. Hoje, você trabalha com um cadastro só, então não insere duas vezes a mesma informação, só insere uma vez no sistema e depois só busca. Para nós, é extremamente válido”, enfatiza Almir.

> Vídeo: veja entrevista com a equipe administrativa da Prefeitura de Santa Helena (PR)

Assinatura digital e Nota Fiscal Premiada são novidades neste ano

Conforme o diretor de TI, o município evoluiu bastante na utilização do sistema Atende.Net, aproveitando os diversos recursos que oferece. “Neste último ano, entramos com o Nota Fiscal Premiada, e os empenhos e etc passaram a contar com a assinatura digital”, aponta Sidney Pagel. 

De acordo com a secretária de Finanças, Sandra Thibes, os procedimentos ficaram mais ágeis. “Quando a gente faz as solicitações de compras, elas vêm e a gente assina digitalmente. Não precisa mais papel, a gente tem redução de custos neste sentido também”, destaca.

O combate à sonegação de impostos também ganhou uma poderosa ferramenta, que incentiva a população a pedir as Notas Fiscais das suas compras. Consequentemente, o município garante aumento da arrecadação sem geração de novos impostos. O primeiro sorteio ocorreu no dia 3 de setembro.

“Nós implantamos a Nota Fiscal Premiada via sistema, e o sorteio é via sistema também, tudo integrado no sistema da IPM”, salienta a secretária Sandra. 

Prefeitura automatiza processos com Workflow e qualifica atendimento ao produtor rural

Conforme o próprio auditor fiscal Almir Jorge Rohl explica, o workflow nada mais é do que um passo a passo do trabalho a ser realizado, e o Servidor responsável pode acompanhá-lo até a conclusão do serviço. E a Prefeitura Santa Helena já conta com diversos programas da agricultura automatizados via workflow.

“Eles dão controle tanto de quem recebe o serviço, como daqueles serviços que o município terceiriza, e horas máquinas é um exemplo, então se tem controle de quantas horas foram executadas lá”, salienta Almir.

“Então hoje é muito mais rápido. O que levava três dias ou mais só para analisar documentalmente, hoje o Servidor, quando recebe lá o processo, em cinco minutos  analisa”, comemora Almir.

A diretora do Departamento de Agricultura, Maurita de Oliveira, também salienta que o atendimento foi qualificado.

“Antes o produtor tinha de vir até o protocolo, retirar a taxa, e agora faz tudo dentro do sistema via Workflow. Então isso ajuda muito a agricultura, tanto o município quanto o produtor rural, pela facilidade e agilidade que está acontecendo agora”, destaca Maurita. 

> Vídeo: 5 vantagens da Computação em Nuvem na gestão pública

Oferta de Autoatendimento ajuda a desburocratizar a gestão pública

Com a tecnologia 100% em nuvem e de cadastro único desenvolvida pela IPM Sistemas, a Prefeitura de Santa Helena consegue oferecer diversos serviços de forma on-line aos munícipes. Ou seja, que podem ser acessados via Portal da Prefeitura ou pelo Aplicativo Atende.Net.

Além de facilitar o acesso dos cidadãos, ainda reduz significativamente o uso de papel e diminui a circulação de pessoas no paço municipal. Segundo explica o diretor de TI da Prefeitura, alguns serviços que antes eram realizados somente de maneira presencial agora estão disponíveis na Internet. 

“Um alvará, por exemplo, era uma coisa que tinha que vir para a Prefeitura, mas agora consegue requisitar pelo aplicativo. Então o sistema tem ajudado muito a gente a desburocratizar o processo e agilizar também, fazendo com que o município ganhe tempo e eficiência, que são preceitos da administração pública”, salienta Sidney Pagel. 

A secretária de Finanças, Sandra Thibes, acrescenta que o mesmo ocorre em relação aos protocolos. “Os munícipes não precisam mais se deslocar até a cidade. Quando eles têm o acesso, eles mesmos fazem da própria residência”, explica.

Uma grande vantagem especialmente para quem mora mais afastado da Prefeitura.

“Antes, era tudo manual, o produtor tinha de vir até a Secretaria. Agora, alguns itens os produtores podem acessar o autoatendimento e fazer a sua pesquisa, seus protocolos e pedidos no processo”, salienta a diretora do Departamento de Agricultura, Maurita de Oliveira.

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