Municípios clientes da IPM se destacam em escala de transparência do CGU - IPM

Municípios clientes da IPM se destacam em escala de transparência do CGU

Administração Geral
10 jan 2019

Prefeituras obtiveram nota acima de 7 em avaliação das publicações previstas em lei

Municípios clientes da IPM Sistemas foram destaque na Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, divulgada no fim de 2018 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal.

As unidades avaliadas receberam entre 0 e 10 pontos em avaliação que ocorreu no período de julho a novembro do ano passado. Dos municípios clientes da IPM com nota acima de 7 estão: São Bento do Sul, Indaial, Palhoça, Rio do Sul, Biguaçu e Brusque, em Santa Catarina; Campo Mourão, Araucária, Castro e Campo Largo, no Paraná, e Cruz Alta, Bento Gonçalves e Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Entre as iniciativas que ajudam a colocar os municípios em destaque está o Portal da Transparência, medida prevista em lei e disponibilizada no sistema de nova geração da IPM. Segundo o diretor-presidente da empresa, Aldo Luiz Mees, a avaliação positiva dos clientes citados vai ao encontro de uma tendência da gestão pública em aproximar o cidadão da administração municipal.

“A medida em que essas informações tornam-se mais acessíveis, aumenta o interesse da população em acompanhar o poder público. Dessa forma, é natural que as prefeituras queiram melhorar cada vez mais no ranking”, comenta.

Todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (segundo estimativas do IBGE em 2017), foram avaliados com base nas publicações referentes a receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras. No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

Confira a posição e as notas dos clientes da IPM no ranking:

Posição Nota UF Ente Federado
32 9,37 SC São Bento do Sul
87 8,84 PR Campo Mourão
129 8,4 RS Bento Gonçalves
148 8,17 PR Castro
164 8,07 PR Araucária
210 7,72 SC Indaial
231 7,54 SC Palhoça
234 7,52 SC Rio do Sul
236 7,51 RS Cruz Alta
255 7,34 SC Biguaçu
274 7,17 RS Gravataí
276 7,15 SC Brusque
277 7,14 PR Campo Largo

Confira todos os municípios e estados na Avaliação 360° clicando aqui.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página