Clientes da IPM apresentam notas altas em análise de transparência - IPM

Clientes da IPM apresentam notas altas em análise de transparência

Administração Geral
17 jun 2016

Cidades do Paraná e Santa Catarina apresentaram notas acima de nove.

Na última semana, dezenas de clientes IPM se destacaram no Ranking de Transparência. Nove municípios conquistaram a nota máxima no levantamento divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF). Além dos clientes que alcançaram notas 10, outras cidades apresentaram notas acima de nove – índice que demonstra a possibilidade de acesso facilitado às contas públicas e mais transparência por parte da gestão.

No Estado de Santa Catarina, as cidades de Guaramirim, Pomerode, Guabiruba, Ibirama, Brusque, Ouro, São Francisco do Sul, Barra Velha, Concórdia, Massaranduba, Aurora, Ascurra, Agrolândia, Indaial, Biguaçu, Doutor Pedrinho, Lontras e Taió alcançaram notas acima de nove. No Paraná, os municípios Castro, Santa Helena, Cascavel, Tibagi, Guaíra, Campo Mourão, Nova Santa Rosa e Enéas Marques também obtiveram médias iguais ou superiores a nove.

Sobre o Ranking
A criação do Ranking Nacional de Transparência é recente. A primeira listagem foi divulgada em dezembro de 2015. Além de definir o Ranking, o MPF estabeleceu prazos para que os municípios que não cumpriam as obrigações legais se adequassem à Lei da Transparência.

Para definir o ranking, o MPF leva em consideração itens como as informações que podem ser encontradas na internet, as ferramentas de pesquisa do site e os serviços eletrônicos disponíveis. As notas são atribuídas em uma escala de 0 a 10. Na primeira análise feita nos portais – no ano passado –, apenas sete municípios e um estado alcançaram a nota 10. Já na análise feita neste mês, 120 cidades conquistaram o índice máximo. A transparência é uma importante aliada para prevenção da corrupção, além de proporcionar facilidade de acesso do cidadão às contas públicas.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página