Mudança de administração é sinônimo de perda de dados? - IPM

Mudança de administração é sinônimo de perda de dados?

Administração Geral
22 dez 2016

Saiba como garantir a segurança das informações mesmo após a troca de gestão.

De quatro em quatro anos, os municípios são marcados pelas eleições. A dinâmica acontece de maneira semelhante em todo o País: gestores podem ser candidatos a assumir mais uma vez o comando das cidades, e novos podem pleitear o cargo. Com a mudança de gestão, há também uma reestruturação natural: novos secretários, novos diretores e novas decisões.

Mas uma dúvida pode surgir para muitos gestores que assumirão as administrações: os dados que as atuais administrações possuem podem ser perdidos, quando houver a mudança? Tudo isso dependerá de como esses dados estão armazenados. Eles estão suscetíveis à invasões? As informações estão armazenadas em servidores físicos, que estão vulneráveis a problemas, falhas e desastres naturais?

Se a resposta for sim, as chances das informações serem perdidas são bem maiores. No entanto, se a gestão anterior optou pela adoção em um sistema em nuvem, esses riscos são reduzidos – ou até mesmo, eliminados. O uso da tecnologia cloud computing é uma das decisões mais acertadas por parte das prefeituras e secretarias. Os benefícios são percebidos pela gestão, e também são estendidos ao cidadão.

A redução de custos (tanto com recursos materiais quanto humanos), a otimização do espaço físico e a automatização dos serviços públicos são algumas das principais vantagens dos sistemas cloud. Nem mesmo a mudança de gestão comprometerá os dados, que estarão seguros, na nuvem. Melhorar as rotinas administrativas das prefeituras e secretarias e unificar os cadastros são outros pontos positivos para a gestão. Aos prefeitos e secretários que irão repassar o comando dos municípios, a certeza de que entregarão “a casa em ordem”. Ao gestor que irá assumir, as vantagens de comandar uma administração organizada e moderna.

A nuvem de Pinhais

Em Pinhais, cidade que possui mais de 100 mil habitantes, o sistema em nuvem já faz parte da rotina da administração e dos cidadãos. Alcançando notas máximas em transparência e mostrando agilidade no processo de prestação de contas, a Prefeitura já percebe os reflexos da adoção da tecnologia.

Conforme o prefeito Luiz Goularte Alves, o Luizão, as iniciativas colaboraram para que o município paranaense se tornasse referência para outras cidades. “Atualmente, temos atendido as exigências feitas pelos órgãos fiscalizadores por meio do Portal da Transparência, oferecendo um serviço ágil e eficaz, o que facilita a comunicação entre Prefeitura e população”, ressalta.

Para o diretor-presidente da IPM Sistemas, Aldo Mees, a gestão de Pinhais pode servir de exemplo para muitos municípios. “A administração do prefeito Luizão foi premiada com nota máxima. Em sua reeleição, obteve 94% dos votos válidos, e na sucessão, a candidata Marli Paulino conseguiu 82%”, salienta. Em janeiro, quando Luizão deixará o comando de Pinhais, a certeza de que a tecnologia auxiliou na aproximação com os cidadãos, além de garantir mais segurança às informações administrativas para a nova gestão que irá assumir.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página