IPM mantém centro de monitoramento permanente de sistemas - IPM

IPM mantém centro de monitoramento permanente de sistemas

Administração Geral
16 set 2016

Técnicos garantem mais segurança aos dados e informações dos clientes em nuvem.

Uma das maiores preocupações de quem precisa contratar uma solução para gerenciamento de informações consiste na segurança dos dados. Como eles ficarão armazenados, se poderão ser recuperados caso uma falha aconteça e quanto tempo esse processo vai levar são dúvidas constantes, ainda mais quando eles pertencem aos cidadãos e podem reunir detalhes da arrecadação de um município inteiro. Para garantir o funcionamento ininterrupto de todos os serviços adotados por mais de 100 cidades em todo o Brasil, a IPM, especialista no desenvolvimento de sistemas para a gestão pública municipal, tem dois centros de monitoramento e uma equipe disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

As salas ficam em Rio do Sul e Florianópolis (SC), e dão aos técnicos da empresa o conhecimento, em tempo real, do que está acontecendo tanto nos datacenters quanto nas cidades que operam as soluções desenvolvidas pela empresa. A ideia é que eles acompanhem desde o volume e o tempo de processamento de informações — se alguma rotina demora mais do que outras para ser executada, por exemplo — até a estrutura dedicada a cada cliente. As intervenções podem ser feitas imediatamente, via internet, sem que nenhum serviço fique comprometido.

O administrador de datacenter da IPM Sistemas, Alexsandre de Paula Constantino, monitora as estruturas fundamentais para os sistemas em nuvem da empresa, como servidores, links de internet e switches. A partir de uma estratégia baseada na atenção constante, ele recebe e compartilha com a equipe eventuais sinais de alerta. “Se há um alto processamento num servidor, por exemplo, sabemos na hora e conseguimos identificar. Se ocorre lentidão ou queda num link, conseguimos rotear a conexão para minimizar a possibilidade de queda dos sistemas”, explica.

Mais do que atuar na correção de falhas eventuais e garantir a segurança de todos os dados — o datacenter da IPM nunca sofreu nenhuma invasão ou perda de informações —, os técnicos também podem expandir a capacidade de armazenamento, processamento e banda de dados dos clientes, à distância e sem nenhum custo a mais. “Nossa arquitetura é baseada em servidores de última geração, que tem 512 GB de memória e storage de alta performance. Assim, quando uma prefeitura ou secretaria precisa de mais espaço para as informações, nós conseguimos adaptar conforme a necessidade, de forma muito simplificada”, diz.

As informações dos clientes cloud da IPM também têm a segurança reforçada. Os dados de backup ficam armazenados em um setor especial, além de serem gravados em fitas de alta performance atualizadas periodicamente. Elas são mantidas em um cofre da própria empresa por até 20 anos, permitindo que os dados dos contribuintes e das administrações estejam sempre disponíveis.

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