Integrado ao Atende.Net, georreferenciamento melhora gestão imobiliária em Cascavel - IPM

Integrado ao Atende.Net, georreferenciamento melhora gestão imobiliária em Cascavel

Administração Geral
28 nov 2016

Cidadãos podem consultar viabilidade instantaneamente e Prefeitura consegue evitar fraudes.

Em Cascavel, município de pouco mais de 316 mil habitantes da região Oeste do Paraná, a consulta de viabilidade para construção na área urbana do município não leva mais do que alguns minutos. Diferente da maioria das cidades do Brasil, o morador que tem um imóvel e deseja iniciar a obra de uma casa ou de um empreendimento comercial não precisa mais ir até a prefeitura, levar vários documentos e esperar quase duas semanas para ter a liberação: tudo pode ser feito por meio do georreferenciamento digital, disponível no portal da Prefeitura e integrado ao Atende.Net.

O funcionamento conjunto permite compartilhar todas as informações tributárias das mais de 150 mil unidades imobiliárias da cidade. Além de estarem disponíveis para os servidores da Prefeitura por meio do sistema Atende.Net, também podem ser acessadas pelos cartórios, escritórios de contabilidade e imobiliárias. Dessa forma, é mais fácil identificar eventuais irregularidades como o uso indevido do solo, recolhimento incorreto de impostos e casos de desrespeito ao zoneamento urbano e ao Plano Diretor da cidade.

Os fiscais conseguem usar a ferramenta para avaliar previamente as unidades imobiliárias que estão em desacordo com as leis municipais. As imagens utilizadas são captadas via satélite e atualizadas periodicamente. Assim, é possível que os servidores acompanhem a evolução da ocupação de terrenos ou a alteração de construções e autuem os casos passíveis de punição. O sistema tem recebido, em média, 5 mil consultas por mês – volume que não poderia ser alcançado se as solicitações fossem feitas manualmente.

“Antes da entrada em funcionamento dos sistemas integrados, se alguém quisesse consultar a viabilidade para construir em Cascavel deveria ir à Prefeitura, abrir pessoalmente a solicitação e aguardar até duas semanas. Além de gastar tempo do contribuinte, a operação exigia o envolvimento de até 11 servidores públicos”, compara o diretor de Tecnologia da Informação de Cascavel, André Sartori. A solução pode ser acessada pelo portal GeoCascavel.

Desenvolvido pela especialista em sistemas para a gestão pública IPM Sistemas, o Atende.Net funciona baseado na nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar e dispositivo. A solução auxilia nas rotinas administrativas dos servidores públicos municipais, e foi criada para operar junto com o Portal do Cidadão. Este último melhora a relação dos contribuintes com as cidades, e permite solicitar documentos, guias de recolhimentos de impostos e realizar serviços, em alguns casos, sem a necessidade de deslocamento até a sede administrativa da cidade.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página