Gravataí conquista melhor índice de gestão fiscal da última década

Gravataí conquista melhor índice de gestão fiscal da última década

Administração Geral
27 out 2021

A qualidade da gestão pública de Gravataí (RS) é destaque no Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF 2021, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Com a média de 0,8518, Gravataí está no seleto grupo de Gestão de Excelência, conforme o levantamento divulgado em 21 de outubro. Além da conquista em si, foi um belo presente de aniversário, já que o município comemorou 141 anos no dia 23.

Gravataí, que usa a tecnologia nativa WEB (sem emuladores) para gestão pública da IPM Sistemas, deu um impressionante salto no ranking, subindo para a 47ª colocação no RS e o 347º lugar no Brasil. Conforme divulgação da Prefeitura, é a melhor colocação nesta década, uma vez que, em 2011, ocupava o 490º lugar no RS e a posição 4.976 nacional. Foi naquele ano que o Município iniciou a qualificação da gestão, adotando o sistema Atende.Net, da IPM.

“Quando dizemos que este é um grande presente para nossa cidade, nos referimos ao compromisso do nosso grupo político, que está à frente da administração pública há dez anos, em gerir e bem utilizar o dinheiro que o cidadão nos repassa, pagando os seus impostos, resultando em melhorias efetivas para a cidade. A austeridade fiscal e o poder de investimento do município é a tal herança bendita que recebi do ex-prefeito Marco Alba e que vou honrar nestes quatro anos da minha gestão”, afirma o prefeito Luiz Zaffalon em matéria no portal da Prefeitura.

O ex-prefeito Marco Alba também comemorou a conquista, destacando ser um “um imenso orgulho” receber os números do IFGF 2021, que avaliou o desempenho de 5.239 municípios brasileiros referentes a 2020.

“Gravataí alcançou o expressivo índice de 0,8518, considerado de excelência, enquanto a média do Estado foi de 0,6584. Lembrando que, antes de 2012, Gravataí figurava entre os últimos lugares em gestão fiscal no RS e no Brasil. Isso mostra que a nossa gestão, que segue tendo continuidade com o atual governo, alcançou marcas de excelência com a modernização da estrutura administrativa, recuperação da capacidade financeira e centenas de entregas de serviços e obras que mudaram para melhor a vida de milhares de pessoas de nossa cidade. Transformamos Gravataí em uma Nova Cidade, com autoestima elevada e um futuro promissor”, escreveu o ex-prefeito Marco Alba em suas redes sociais.

Veja a classificação de Gravataí no ranking de 2021 (dados de 2020):

Gravataí no índice de gestão fiscal Firjam IPM Sistemas

Para se ter ideia do crescimento, em 2011, Gravataí ocupava o 490º lugar no RS e a posição 4.976 nacional. Foi quando o Município iniciou a qualificação da gestão, adotando a tecnologia IPM

Gravataí recebeu nota máxima em autonomia, gastos com pessoal e investimentos

O estudo da Firjan 2021 avaliou 5.239 municípios que, na média, atingiram 0,5456 ponto. E apenas 11,7% dos municípios tiveram uma gestão de “excelência”, enquanto 30,6% registraram “boa gestão” fiscal e 3.024 cidades enquadraram-se em situação fiscal de “dificuldade” ou “crítica”.

Segundo a Firjan, a avaliação considerou dados das contas de 2020 de forma consistente até 10 de agosto de 2021, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que até 30 de abril de cada ano as prefeituras devem encaminhar suas declarações referentes ao ano anterior à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Todos receberam notas de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal.

Gravataí recebeu a nota máxima (1) nos quesitos autonomia, gastos com pessoal e investimentos. Em matéria no portal da Prefeitura, o secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento de Gravataí, Davi Severgnini, salienta que os índices avaliados são liquidez, gastos com pessoal, investimentos e receita própria, os mesmos pilares que orientaram toda a gestão desses três últimos mandatos.

“Reduzir o endividamento, resgatar a credibilidade, administrar de maneira sustentável a despesa com pessoal e abrir espaço para investimentos sempre foram nossas premissas. É extremamente compensador ver que, após nove anos, atingimos o nível de excelência em gestão fiscal. Mais que um prêmio, é um reconhecimento do acerto de nossa estratégia. Desde 2012, este grupo político reduziu o endividamento de 62% da receita corrente líquida, em 2011, para 25%, em 2020. Mesmo tendo atingido a marca histórica de 12%, ou cerca de R$ 80 milhões em investimentos naquele ano”, diz o secretário Davi Severgnini.

comitiva Gravataí visita o Centro de Tecnologia IPM Sistemas

Nesta terça-feira, 26/10, uma comitiva da Prefeitura de Gravataí formada por 29 pessoas visitou o Centro de Tecnologia IPM, onde conheceram as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas. Inclusive, Gravataí fará a atualização do sistema Fiscal em janeiro, que incluirá uma rotina de autorregularização tributária, facilitando a fiscalização com consequente aumento da receita. Além disso, também contará com o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), recurso digital para a citação dos contribuintes, dentre outros, nos mesmos moldes instituídos pelo Governo Federal e já utilizado pela Receita Federal do Brasil.

Conquista é resultado de boas práticas de gestão aliadas ao uso de tecnologia 

Os bons resultados da gestão municipal de Gravataí são frutos de muito empenho da equipe administrativa municipal, com apoio da tecnologia de última geração para uma boa tomada de decisão embasada em dados. O resultado disso é uma coleção de destaques. Além da excelente avaliação no Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF 2021, recebeu, no início deste mês, o Selo Ouro do Sebrae e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) pela qualidade em atendimento da Sala do Empreendedor, serviço vinculado à prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

Em julho, Gravataí também foi destaque com o 4° lugar dentre os municípios do RS avaliados no Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM) da Assertif, que mediu o retorno dos impostos em qualidade de vida nos 100 maiores municípios brasileiros. Para o secretário Davi Severgnini, o uso da tecnologia de última geração da IPM na gestão foi fundamental para esse destaque nacional.

“O aprimoramento tecnológico é parte inafastável deste resultado. Não teria sido possível realizarmos plenamente esta estratégia se não tivéssemos adotado a Administração Municipal de um ERP moderno e capaz de, em tempo real, gerar boletins e dados estatísticos para análises gerenciais imediatas”, destacou Severgnini em julho.

A Prefeitura e suas unidades gestoras funcionam com o sistema para gestão pública municipal Atende.Net, da IPM Sistemas, que permite ir muito além dos protocolos e memorandos informatizados. Por ser desenvolvido em plataforma única, nativa WEB e compartilhada por todas as áreas administrativas, o Atende.Net possibilita realizar todos os procedimentos administrativos totalmente pela Internet.

O coordenador de Marketing da IPM Sistemas, Juliano Carneiro, salienta que as Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam empregar papel nas rotinas de empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, folha de pagamento, fazendo tudo pela Internet a partir de um único software.

“O próprio sistema utilizado no trâmite de processos também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas. E os gestores podem utilizar assinatura digital para aprovações de qualquer lugar com o próprio celular”, completa Juliano.

Para saber mais sobre a tecnologia IPM, leia:

> Tecnologia IPM está preparada para a Lei do Governo Digital

> Índice de Governança Municipal 2021: clientes IPM são destaque no Brasil

> Clientes IPM são destaque em ranking de transformação de tributos municipais em qualidade de vida

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página