
ATUALIZADO em 21/11/2022 | O uso do eSocial – Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais é obrigatório para empresas privadas desde 08/01/2018. Entretanto, para tornar o processo mais simples, em outubro de 2020 foi anunciada a sua modernização. Desde então, o Governo Federal está seguindo um cronograma para implantação do novo eSocial Simplificado.
Para implantação do eSocial, foram criados 4 grupos, que precisam cumprir 4 fases cada um. A implantação da primeira fase do Grupo 4 iniciou às 8h deste dia 21 de julho de 2021. As Prefeituras de Concórdia e de Presidente Getúlio e a Câmara de Pouso Redondo, em Santa Catarina, foram os primeiros clientes da IPM Sistemas a realizarem o envio dos eventos da primeira fase do eSocial no ambiente oficial. O processo foi bem simples e rápido, bem como os testes realizados na Produção Restrita.
“Às 8h04min, foi realizada a primeira comunicação com sucesso no ambiente de Produção do eSocial”, destaca Jullian Creutzberg, coordenador de desenvolvimento dos sistemas de RH da IPM.
O software de gestão pública municipal Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, atende entidades vinculadas ao Grupo 4: Órgãos Públicos. Por isso, está com os eventos da primeira fase (tabelas) devidamente atualizados. Inclusive, muitos usuários do software até já conhecem as modificações feitas.
“Os clientes da IPM participaram de sete turmas de treinamento focado no uso do sistema Atende.Net, envolvendo testes práticos para a geração, assinatura, envio e recepção de retorno dos eventos de tabela da primeira fase no ambiente de Produção Restrita”, destaca Ellan Esser, consultor técnico responsável pelo treinamento com os clientes.
Contudo, novos treinamentos ocorrerão à medida que houver a confirmação das próximas fases do cronograma do eSocial pelo Governo Federal.
“O eSocial já passou por inúmeras prorrogações e mudanças de layout, e novamente temos o sistema Atende.Net apto para que nossos clientes possam cumprir com a obrigatoriedade nesta primeira fase. Nossos clientes já podem utilizar o ambiente de testes do eSocial, chamado de Produção Restrita, desde 2017. Estamos apenas aguardando a liberação oficial do ambiente de Produção para homologação definitiva da ferramenta”, informa Jullian Creutzberg, coordenador de desenvolvimento dos sistemas de RH.
O uso de softwares de gestão pública, como o Atende.Net, ajuda na realização da Consulta de Qualificação Cadastral em Lote via sistema pelos órgãos públicos. E há duas formas para realizar essa consulta de forma imediata no Portal do e-Social:
Este recurso disponível no Portal do e-Social fornece a possibilidade de consulta da situação cadastral do funcionário pesquisado e uma orientação de como regularizar as divergências, mas não realiza a Qualificação Cadastral.
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