Computação em nuvem chega a Presidente Getúlio e melhora produtividade - IPM

Computação em nuvem chega a Presidente Getúlio e melhora produtividade

Administração Geral
02 jun 2017

Migração do antigo sistema desktop também proporciona mais segurança aos dados públicos.

A partir deste mês, os cerca de 17 mil moradores de Presidente Getúlio, cidade do Vale do Itajaí, vão perceber uma significativa melhora na prestação de serviços públicos, sobretudo os que dependem dos computadores para serem feitos. O município, que se destaca pela qualidade de vida, migrou todos os sistemas de informática usados pela Prefeitura para a nuvem — uma modalidade de armazenamento e processamento de informações baseada na internet, e não mais em estrutura física local. Com a implantação do sistema em nuvem, Presidente Getúlio está economizando nos investimentos em CPD e na administração da estrutura de informática.

A mudança também mantém os dados mais seguros, acessíveis e integrados. A partir de agora, todas as áreas da administração pública municipal funcionarão de forma mais rápida, pois as operações feitas por um determinado órgão estarão, automaticamente, disponíveis para todos os outros. O resultado é a melhora da produtividade, que pode ser acompanhada diariamente.

O sistema baseado na computação em nuvem (chamada de cloud computing, em inglês) oferece uma plataforma na web por meio da qual os servidores municipais podem realizar as operações. Uma das novidades é o processo digital, que abre demandas a partir das tarefas do dia a dia. Dessa forma, fica mais fácil para o gestor público acompanhar o andamento das rotinas diárias e, caso ocorra um atraso na entrega de determinada atividade, identificar em qual ponto da tramitação interna a solicitação parou e estipular a retomada.

A migração para a nuvem também traz mais transparência à administração pública. De acordo com o técnico de atendimento da IPM Sistemas, Everton Cosme, o setor de licitações é um dos que mais vai sentir as melhorias da evolução tecnológica. “Os fornecedores terão a possibilidade de cadastrar as propostas diretamente no Portal de Serviços, o que vai deixar os certames com vários itens muito mais rápido”. Pregões para aquisição de itens de consumo frequente, como medicamentos, serão os mais impactados.

A cidade de Presidente Getúlio já estava acostumada a confiar as informações essenciais para a administração pública a um sistema digital. Desde 2005 os órgãos contam com as soluções desenvolvidas pela IPM. A migração do sistema desktop para a nuvem é uma tendência entre as cidades que adotam as plataformas da empresa, que podem concentrar investimentos e recursos humanos nas atividades-fim para o cidadão, já que com a nuvem, toda a infraestrutura funciona remotamente, pela internet.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página