
As boas práticas de gestão em Campo Belo (MG) colocam a cidade em posição de destaque em Governança Municipal no país. Em 2020, o município da região sul mineira ficou em 1° lugar no Índice de Governança Municipal (IGM) em Minas Gerais. Em termos de Brasil, foi o 9º colocado em seu grupo. Em 2021, manteve o 1° lugar em seu grupo no Estado e subiu cinco posições no ranking nacional, passando a ocupar o 4º lugar.
O levantamento é do Conselho Federal de Administração (CFA). Os dados são referentes ao grupo formado por 174 municípios entre 50.001 e 100 mil habitantes e PIB Per Capita de até R$ 21.650. Lançado em 2016, o índice do CFA tem o objetivo de auxiliar gestores públicos a entender, com dados consolidados, quais são as oportunidades possíveis de melhorias em seus municípios. Em outras palavras: a entidade analisa as áreas de finanças, gestão e desempenho nas áreas de saúde, educação, saneamento, meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, recursos humanos e planejamento, entre outras.
Campo Belo tem uma população estimada em 54.338 pessoas conforme estimativa do IBGE para 2021. E conta com um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,711. Ainda, conforme informações do IBGE, o município apresenta 94.5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado.
As boas práticas de gestão pública aplicadas em Campo Belo incluem investimento em tecnologia de última geração. Afinal, a prefeitura usa o Atende.Net, solução tecnológica 100% em nuvem desenvolvida pela IPM Sistemas com banco de dados único. O software é orientado por processos e funciona em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, 24h por dia, em ambiente seguro e de alta disponibilidade. Além disso, permite visão geral da gestão, garantindo maior economia, agilidade e praticidade para administradores públicos e comunidade em geral.
O Atende.Net é uma plataforma única que conta com diversos indicadores disponíveis a qualquer hora, como: Comparativo entre receita e despesa; Comparativo entre orçado e arrecadado; Estatística de pagamento de IPTU; Índices de inadimplência; Principais receitas do município; entre muitos outros. Ainda, como vantagem ao Cidadão, permite interação completa com a administração municipal, com mais de 50 serviços disponíveis de forma simples e intuitiva.
Do mesmo modo, para o Servidor, disponibiliza diversos serviços, incluindo Folha de pagamento; Solicitação de diárias e adiantamentos; Demonstrativo de tempo de serviço; Relatório gerencial de férias; Extrato anual da previdência; Margem consignável; Espelho ponto; Inscrição para cursos; Emissão de certificados de cursos, entre outros.
Outra grande vantagem é que elimina a necessidade de servidores de banco de dados e de aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e cabeamentos estruturados. Em resumo: além de organizar e facilitar o trabalho dentro do órgão público, disponibiliza o autoatendimento ao cidadão, uma forma prática para interagir com os principais serviços da sua prefeitura por meio de dispositivos móveis, sem precisar se deslocar até a Prefeitura, enfrentar filas e burocracia.
> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública
> Índice de Governança Municipal 2021: clientes IPM são destaque no Brasil
> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde
> Gestão de cemitérios: tecnologia facilita o trabalho das Prefeituras
> Gestão ambiental municipal: 4 benefícios do uso da tecnologia
> Nota Fiscal Premiada: tecnologia ajuda prefeituras no combate à sonegação de impostos
Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube