Barra Velha, Bento Gonçalves e Pinhais são destaque nacional em Gestão Previdenciária

Barra Velha, Bento Gonçalves e Pinhais são destaque nacional em Gestão Previdenciária

Administração Geral
09 nov 2021

Três institutos previdenciários clientes da IPM Sistemas são destaque nacional no 12º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária. O IPREVE, de Barra Velha (SC), conquistou o 1º lugar na modalidade Governança – pequeno porte, enquanto Pinhais Previdência, de Pinhais (PR), conquistou o 5º lugar no grupo de médio porte. E, na modalidade Inovação, a FAPSBENTO, de Bento Gonçalves (RS), conquistou o 1º lugar da Categoria Transformação Digital e o 5º lugar na Categoria Gestão Previdenciária.

A premiação acontecerá no dia 22 de novembro, durante o 20º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM – Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal, em Porto de Galinhas (PE). No entanto, o resultado final foi divulgado em 25 de outubro. Conforme a Associação, que é uma entidade sem fins lucrativos, o objetivo do prêmio é estimular, reconhecer e premiar as Unidades Gestoras de RPPS, bem como os representantes legais dos Entes Federativos, que mais desenvolveram boas práticas de gestão.

Confira os destaques da premiação de 2021:

Modalidade Governança – destaca ações baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade com a gestão corporativa e social (veja a lista completa):

  • Pequeno porte: 1º lugar – Barra Velha (SC) – IPREVE – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Barra Velha
  • Médio porte: 5º lugar – Pinhais (PR) – Pinhais Previdência

Modalidade Inovação – concedido às melhores práticas nas categorias de Gestão Previdenciária – inovação; relevância; resultados esperados/obtidos e utilização eficiente de recursos públicos; e de Projetos de Transformação Digital – uso da tecnologia para melhorar o seu desempenho, transparência organizacional, com decisões baseadas em dados, automação de processos e monitoramento de desempenho (confira a lista aqui):

  • Categoria Transformação Digital: 1º lugar – Bento Gonçalves (RS) – FAPSBENTO – Contabilidade Digital
  • Categoria Gestão Previdenciária: 5º lugar – Bento Gonçalves (RS) – FAPSBENTO com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais –  PPRA

Além das boas práticas de gestão, essas três entidades têm em comum o uso do sistema para gestão pública da IPM, desenvolvido de forma nativa WEB (sem uso de emuladores) e com banco de dados único. Essa tecnologia de última geração elimina o risco de duplicidade de cadastros e a necessidade de usar papel, tendo atualização em tempo real e acesso em qualquer local e horário pela Internet.

Outra vantagem é que permite automatizar processos digitais e utilizar assinaturas eletrônicas. Sendo assim, todas essas características permitem realizar uma gestão mais transparente e baseada em dados, com melhor desempenho/eficácia, além de economia de tempo da equipe de servidores, assim como de materiais. 

IPREVE ganha 1º lugar e seu presidente é convidado para o conselho da ANEPREM

Barra Velha destaque nacional em Gestão Previdenciária

O IPREVE Barra Velha – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Barra Velha adotou, neste ano, novos parâmetros de trabalho, embasados na ampliação da transparência e da gestão baseada em dados. Além disso, conforme o presidente Edivaldo Navarro Cachoeira, obteve a aprovação da reforma da previdência e da previdência complementar na Câmara de Vereadores.

“Esse prêmio, chamado de o ‘Oscar da Previdência’, veio para coroar o nosso trabalho neste ano, que envolve o somatório de todas as práticas adotadas pelo Instituto. E o sistema IPM é fundamental, pois o usamos para fazer a folha, a contabilidade, enviar o Sfinge on-line, fazer processos digitais. Essa tecnologia facilita bastante o nosso trabalho e também garante a fidelidade dos dados, o que é de suma importância”, destaca Edivaldo.

Esse excelente resultado também contribuiu para que Edivaldo recebesse convite para compor o Conselho da ANEPREM. A posse ocorrerá durante o 20º Congresso Nacional de Previdência no fim deste mês. Edivaldo não só comemorou o convite, como destacou a importância que isso representa para Barra Velha.

“Estou muito honrado com o convite, que também é muito importante para o Município. Tanto o prêmio quanto a participação no Conselho da ANEPREM valorizam o nome de Barra Velha”, salienta. “Uma conquista que só foi possível porque há uma ótima relação de parceria com a Prefeitura”, completa. 

Projeto de Contabilidade Digital rende 1º lugar em inovação a Bento Gonçalves

Bento Gonçalves destaque nacional em Gestão Previdenciária

A conquista inédita do FAPSBENTO – Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves também foi muito comemorada por seu gestor, Juliano Luis Albini Dangui.

“Conhecemos o prêmio em 2019 e tínhamos como meta nos inscrever nessa disputa. Neste ano, eu e o Comitê de Investimentos, que é formado pelas servidoras Michele Gasperin Piletti, Cheila Hastenteufer Rauber e Caroline Ferri, nos empenhamos para conquistar ao menos a classificação para esse prêmio inédito e tão almejado por todos. Conseguimos não só a classificação, mas o primeiro lugar na categoria Inovação”, contou Juliano em matéria no portal da Prefeitura.

O destaque nacional veio após intenso trabalho, o que incluiu estar em dia com uma lista de mais de 50 itens avaliados, como política de investimentos e de segurança de informação, código de ética, relatórios e normatizações de processos. 

“É uma alegria imensa ser premiado por dois projetos, e ainda mais que num deles conquistamos esse 1º lugar. Realmente é uma satisfação e uma grande honra fazer parte desse Comitê de Investimentos, um grupo de pessoas comprometidas e preparadas para qualquer desafio”, destacou a contadora Michele Gasperin Piletti na matéria da Prefeitura.

A conquista do 1º lugar na Categoria Transformação Digital da Modalidade Inovação veio com o projeto de Contabilidade Digital, que é a modernização digital dos processos com uso da tecnologia da IPM Sistemas.

“No projeto Contabilidade Digital, o Comitê de Investimentos apresenta todo o fluxo de trabalho sem a utilização do papel, usando o nosso sistema e assinaturas digitais. Em nenhum momento se imprime nada. Além da economia, tem toda questão ambiental e agilidade nos processos. Algo que demoraria até quatro dias para tramitar, agora podemos ter concluído em cinco minutos”, comemora Michele.

Para saber mais sobre a tecnologia IPM, leia:

> IPM tem 88 clientes com boa ou excelente gestão fiscal no Índice Firjan

> Índice de Governança Municipal 2021: clientes IPM são destaque no Brasil

> Clientes IPM são destaque em ranking de transformação de tributos municipais em qualidade de vida

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Tecnologia IPM está preparada para a Lei do Governo Digital

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página