Sistema da IPM automatiza serviços junto a cartórios - IPM

Sistema da IPM automatiza serviços junto a cartórios

Administração Geral
01 nov 2016

Nova funcionalidade agiliza o recolhimento de débitos dos contribuintes.

Algumas rotinas burocráticas fazem parte do dia a dia de uma administração pública. Muitas delas são consideradas essenciais – e nem por isso, são mais simples ou rápidas de serem realizadas. A cobrança de débitos dos cidadãos junto aos cartórios é um exemplo.

Mas o processo pode ser otimizado com uma nova funcionalidade criada pela IPM, disponível no sistema Atende.Net. Ela permite que os débitos dos cidadãos com o município sejam cobrados por cartórios conveniados que atuam na cidade, possibilitando o envio de informações de maneira digital. A mudança no procedimento permite, além de mais eficiência, redução de custos e agilidade nos processos.

Antes da criação da funcionalidade, os servidores precisavam selecionar os débitos e emitir documentos para entrega aos cartórios. Era elaborada uma planilha – tarefa que podia levar semanas ou até meses –, e impressa a listagem. Em seguida, a relação dos devedores era encaminhada aos cartórios (por e-mail ou pessoalmente), que dariam início à cobrança por meio de protestos, conforme a demanda de trabalho própria. O que antes poderia demorar para ficar efetivamente disponível para a cidade, agora pode ser feito de maneira digital e rápida.

“Todos os débitos que precisam ser cobrados por meio de uma ação judicial demoram mais para serem transformados em melhorias para o público. A justiça tem o seu próprio ritmo de trabalho e, às vezes, passam-se anos sem que a cobrança avance”, explica o coordenador de desenvolvimento de sistemas da IPM, Ivo Ferreira de Souza Jr. Ele destaca que, em alguns casos, um primeiro contato do cartório já faz com que o contribuinte quite a dívida sem a necessidade de judicialização.

Para as prefeituras usarem o sistema, elas precisam realizar um convênio com os Conselhos Regionais de Administração, que vão viabilizar a integração dos cartórios e acompanhar o trabalho. Vários municípios clientes IPM já estão no processo de finalização dessa etapa, e devem automatizar a cobrança de débitos em aproximadamente 60 dias.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página