Além da caneta: prefeitos optam pela mobilidade para gerir as cidades - IPM

Além da caneta: prefeitos optam pela mobilidade para gerir as cidades

Administração Geral
08 maio 2017

Tecnologia em nuvem permite o acesso a todas as informações municipais pela internet.

No último trimestre de 2016, o número de usuários da internet via smartphones e tablets superou, pela primeira vez, o de quem navega utilizando um computador. A informação, que consta na análise da consultoria StatCounter, mostra uma tendência identificada no mundo inteiro: é cada vez mais difícil ficar muito tempo sem conexão, fora das redes sociais e das ferramentas produtivas.

Um dos motivos da alta frequência on-line é a facilidade de acompanhar e dar andamento a demandas, principalmente se elas forem urgentes. A mudança do comportamento é importante, e em alguns casos, pode ser benéfica: imagine acompanhar o desenvolvimento de uma cidade inteira a partir de um dispositivo portátil e controlar a gestão com o toque dos dedos?

Essa é a realidade de vários municípios que contam com as soluções voltadas para a gestão pública municipal. Ela só se tornou possível com a popularização e implantação de soluções baseadas na computação em nuvem — em inglês, cloud computing. A IPM Sistemas, especialista nesse segmento, desenvolveu uma funcionalidade que permite acessar a base de dados municipal e o andamento de processos e ações a partir de qualquer lugar, com um dispositivo móvel conectado à internet.

Em Estrela Velha, município de cerca de 4 mil habitantes da região Centro-Serra do Rio Grande do Sul, a novidade foi tão bem aceita que até a prefeita, Cecília Montagner Ceolin, resolveu comprar um tablet e, além de cumprir com o expediente regular na prefeitura, monitora o avanço do trabalho pelo aparelho.

O secretário da Fazenda e de Planejamento da cidade, Rafael Puntel, aprovou a novidade. Para ele, o acompanhamento dos dados ajuda nas rotinas administrativas da cidade. “Na nossa secretaria, por exemplo, melhoramos o nível do atendimento e do serviço prestado pelos funcionários públicos. Até o monitoramento dos recursos que o município tem fica melhor, e isso melhora a transparência e aumenta a confiança do cidadão no que é público”.

A cidade oferece ainda o Portal do Cidadão, plataforma por meio da qual é possível realizar solicitações e pedidos sem ter que ir até a sede da prefeitura. “Eles têm acesso a uma das melhores plataformas para o acompanhamento de dados, e acabam participando ativamente da administração municipal”, diz.

A possibilidade de acessar os dados de qualquer lugar existe por conta da estrutura de um software baseado em cloud: todas as informações estão armazenadas remotamente, de forma segura, e podem ser acessadas a qualquer momento, de qualquer lugar, pelas pessoas devidamente autorizadas. Elas ficam em datacenters, e não em um servidor na sede da prefeitura, o que elimina a necessidade de manutenção constante e gastos com intervenções, energia e funcionários exclusivos.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página