A IPM Sistemas acaba de lançar o módulo ISS Bancos, aplicativo que auxilia prefeituras na coleta do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de serviços bancários. A tecnologia trabalha analisando as informações fiscais fornecidas às prefeituras e os balancetes contábeis informados ao Banco Central para encontrar inconsistências.
O novo módulo surgiu após demanda dos próprios clientes da IPM, já que o ISS é um imposto municipal que constitui uma importante fonte de renda para as prefeituras. A alíquota é variável entre 2% e 5% em cima do valor do serviço prestado.
“Como o ISS é um imposto que pode evoluir muito em várias áreas, nós melhoramos nossas soluções para que todos os nossos clientes consigam aumentar sua receita nessa fase econômica recessiva, no caso aumentando o controle sobre ISSQN de Bancos”, explica Aldo Mees, diretor-presidente da IPM. Como instituições financeiras estão sempre lançando novos serviços, o ISS Bancos funciona justamente analisando e padronizando as informações prestadas pelas instituições financeiras aos municípios e ao Banco Central.
As modificações na estrutura e nas obrigações acessórias que os bancos precisam cumprir foram desenvolvidas conforme modelo conceitual da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e pretende melhorar consideravelmente a arrecadação do ISS de instituições financeiras.
Com a utilização desta nova tecnologia de inteligência fiscal, os municípios poderão aumentar significativamente a receita do ISSQN.