IPM Sistemas atinge nota 7,8 no indicador Ethos em Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção
Por
IPM
30 jul, 2025
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 30 jul às 16:16
A IPM Sistemas alcançou nota 7,8 no Indicador de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção (Ciclo 2024) do Instituto Ethos, de empresas e responsabilidade social. O resultado do indicador Ethos é o reflexo dos investimentos para garantir a ética nas relações institucionais da GovTech.
Indicador Ethos: IPM e o compromisso com a integridade
Em 2023, a IPM iniciou a atualização e revisão rigorosas da cultura organizacional da empresa. E, como resultado, fortaleceu ainda mais o compromisso com a ética e a integridade no ano seguinte, com a implantação do programa de compliance.
O que é compliance?
O termo significa conformidade, obediência ou estar de acordo com algo. É comumente empregado para se referir a cenários corporativos e a adequação à conduta e regras vigentes.
Para João Guilherme Villanova, advogado e compliance officer da IPM, a nota demonstra o resultado do esforço coletivo e o investimento na estruturação de condutas éticas e de fato eficazes.
“O Instituto Ethos é uma organização referência no desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão com a relação a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Atingir uma nota elevada no importante Indicador relacionado à Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção reflete os valores éticos inegociáveis da IPM Sistemas, desde a sua fundação, e ratificam as iniciativas constantes para aprimorar nosso protocolo de integridade nas relações com clientes e parceiros”, comemora Villanova.
Pacto pela Integridade do indicador Ethos
IPM Sistemas ficou acima da média geral dos signatários – Imagem: Reprodução
A empresa é uma das signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, sendo assim, tem o compromisso anual de diagnóstico e avaliação do Programa de Integridade interno, por meio da plataforma do instituto.
No Ciclo 2024, a IPM conquistou uma média elevada em Governança Organizacional e em Práticas de Operação e Gestão, crescimento importante comparado ao Ciclo 2023. Dessa forma, a empresa se posiciona muito acima da média geral (6,3) no quesito Práticas de Operação e Gestão, em relação aos demais signatários do pacto.
Nota é reflexo do compromisso com a ética empresarial – Imagem: Reprodução
Além da política de compliance, a empresa também investe em um ambiente de crescimento para os colaboradores, capacitações e melhorias constantes com foco no acolhimento de cada colaborador. Nesse sentido, em 2024 ficamos em 2º lugar nacional na certificação Great Place to Work (GPTW) Mulheres e em 23º na categoria LGBTQIA+. A lista reúne as melhores empresas comprometidas em oferecer um ambiente de trabalho saudável, com equidade de gênero e diversidade.
“Desde 2023, por iniciativa da nossa vice-presidente, com objetivo estabelecido por toda a diretoria da IPM, temos trabalhado incansavelmente no sentido de revisar nossos processos internos relacionados à governança organizacional. Dessa forma, aliamos as nossas tradicionais boas práticas de gestão com a atualização de diversas políticas que já fazem prática da nossa cultura de transformação. A conquista dessa pontuação indica que nosso Programa de Integridade está no caminho certo. Prevemos conquistas ainda maiores para este ano, como consequência desse trabalho”, completa João.