Fraiburgo (SC) moderniza gestão com tecnologia para desburocratizar atendimento ao público
Por
IPM
5 maio, 2025
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 29 abr às 15:27
O Município de Fraiburgo, em Santa Catarina, apostou na modernização digital para potencializar os atendimentos à população e melhorar a rotina dos servidores públicos. Utilizando a tecnologia do ecossistema Atende.Net desde 2022, a prefeitura da Terra da Maçã conseguiu evitar de fato o deslocamento da equipe para coletar assinaturas em documentos.
Tecnologia e agilidade na rotina dos servidores
O ex-diretor do Departamento de Contabilidade de Fraiburgo, Giovani Gregolon, explica que o uso da ferramenta permitiu mais autonomia. De acordo com ele, a rapidez dos servidores nas atividades durante a rotina está entre os principais pontos positivos.
“O sistema da IPM que colocamos na gestão trouxe vários benefícios, ele segue desburocratizando muitas atividades que antes eram feitas manualmente. A princípio, os servidores tinham que se deslocar entre os setores, hoje eles podem gerar um processo digital e incluir as informações, para depois direcionar aos departamentos que eles precisam”, diz Gregolon.
Nesse sentido, com a facilidade, os munícipes também foram beneficiados pelo Sistema e passaram a contar com o serviço de autoatendimento no site da Prefeitura. Dessa forma, a emissão de documentos e acesso a trâmites que, antes do Atende.Net, só eram possíveis de forma presencial na sede do órgão estão mais eficazes.
Sistemas com tecnologia 100% em Cloud impulsionam atendimentos à população – Foto: Freepik/Reprodução
O Sistema único da IPM implementado em Fraiburgo funciona 100% em cloud. Como resultado, houve redução da necessidade de inserções manuais, melhorando a experiência da população com os serviços públicos e otimizando o trabalho de quem está na outra ponta.
Com a tecnologia, os serviços ofertados pela Prefeitura agora também dispensam o uso de papel e poupam recursos aos cofres públicos, bem como gastos desnecessários com material.
“Tudo isso utilizando ferramentas como assinaturas digitais, inclusão de documentos, digitalização e a inserção deles nos processos para tramitação entre as áreas de maneira rápida e eficiente“, completa o ex-diretor de Contabilidade.
Entenda o que a população espera do serviço público: