Comac-SC 2025: confira os lançamentos da IPM Sistemas no evento
Por
IPM
4 set, 2025
Tempo de leitura: 4 mins
Última atualização: 8 set às 16:13
O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC) 2025 encerrou na tarde desta quinta-feira (4). O evento, que iniciou na terça-feira (2), em Balneário Camboriú, reuniu servidores e gestores para discutir os caminhos da administração pública e o uso de tecnologia. A IPM Sistemas esteve presente e apresentou soluções com Inteligência Artificial (IA) para diversos setores.
Comac-SC 2025: IPM apresenta novas tecnologias com IA
Contribuindo com um futuro mais moderno para cidades e pessoas, a IPM apresentou novas soluções desenvolvidas com aplicações de IA para a gestão pública. O CEO e fundador da IPM Sistemas, Aldo Mees, destaca que a Dara é um dos principais diferenciais das tecnologias que se diferenciam na gestão pública atualmente.
“Na IPM, a inteligência artificial veio para ajudar a cuidar verdadeiramente das pessoas, em especial nas áreas de saúde, educação, melhorias em processos de gestão e no autoatendimento. O Atende.Net, utilizado por milhões de brasileiros, cuja qualidade e completude já eram elogiadas, e que tem propiciado o aumento na receita dos clientes e a redução de gastos públicos, agora está ainda melhor, e fará ainda mais pela sociedade”, afirma.
CEO e fundador da IPM apresentou tecnologias lançadas durante o Comac-SC 2025 – Foto: Vinicius da Veiga/IPM Sistemas
“O ecossistema Atende.Net contém muitos recursos de inteligência artificial, sendo importante para planejar a infraestrutura para a prestação de serviços ao cidadão, monitorar o uso do solo urbano e fazer justiça fiscal nos tributos imobiliários, cuidar da saúde das pessoas, evitar a evasão escolar, e para melhorar o atendimento. Foi uma satisfação ter apresentado esses e muitos outros recursos aos administradores públicos no Comac-SC deste ano” – Aldo Mees, CEO e fundador da IPM
Inovações já estão disponíveis para aquisição dos municípios – Foto: Vinicius da Veiga/IPM Sistemas
Confira as tecnologias apresentadas no Comac-SC 2025:
IA Dara no Portal da Transparência
A IA facilita a consulta de informações nos portais dos municípios. Com a Dara é possível conseguir resultados para dúvidas reais sobre salários e despesas, de forma simplificada. A IA responde utilizando NLP (Natural Language Processing, ou Processamento de Linguagem Natural), ou seja, entende, processa e gera uma resposta utilizando a linguagem humana. Além disso, a ela também sugere como fazer novas pesquisas para buscar mais informações sobre o assunto.
O eLicita é uma plataforma voltada para o julgamento de licitações eletrônicas e que estimula a competitividade, bem como a transparência nas contratações públicas. A ferramenta foi estruturada de tal forma que proporciona total integração dos dados com o Atende.Net garantindo maior segurança, confiabilidade e agilidade nas compras públicas. Dessa forma, a tecnologiaelimina a necessidade de mais ferramentas com a automação completa do processo, sem registros manuais e em conformidade com à Lei nº 14.133/21 (Nova Lei de Licitações).
A tecnologia do Atende.Net recebe todas as solicitações relacionadas à viabilidade, alvará, vistoria e conclusão, tanto para obras quanto para o parcelamento do solo (divisão de um terreno em lotes menores). Além disso, possui IA para a liberação automática de alvarás. Nesse sentido, a solução entrega informações mais claras, com agilidade e de forma automatizada.
O Módulo conta agora Inteligência Artificial para auxiliar na mineração de dados de anúncios de sites de vendas de imóveis. Dessa forma, é possível obter o valor real do imóvel através de uma avaliação de mercado fiel, promovendo justiça fiscal, aumento de arrecadação e um acervo de estudos por parte dos municípios para obterem médias do metro quadro por bairro e logradouro.
Tecnologia de Monitoramento Urbano
A IPM também apresentou no evento a ferramenta de monitoramento urbano com drones, que cria rotas de voo para produzir registros fotográficos. Dessa forma, a IA processa as informações para ajudar gestores a identificar vias que precisam de pavimentação, pontos de crimes ambientais, obras irregulares e imóveis com débitos pendentes. Tudo isso com mapeamento periódico e levantamento de dados para facilitar a fiscalização e monitoramento da cidade de forma aérea.